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Sexta-feira, 19 de abril de 2024

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Atendimento em Juizado do aeroporto dobrou em 2012

Foto: ME/Portal da Copa

Atendimento em Juizado do aeroporto dobrou em 2012
Os atendimentos realizados pelo posto do Juizado Especial no Aeroporto Marechal Rondon, em Mato Grosso, totalizaram 280 no ano de 2012. O número é quase o dobro do verificado em 2011, quando a unidade registrou 143 atendimentos. No espaço, os clientes das companhias aéreas formalizam reclamações e procuram informações sobre seus direitos e deveres como consumidores.

Do total de 280 atendimentos/reclamações efetuadas no ano passado, 95 resultaram em conciliações, ou seja, a mediação feita pelo servidor do judiciário entre o cliente e a empresa aérea possibilitou que as questões fossem resolvidas imediatamente, sem transformar o problema em ações judiciais.

A maioria das reclamações contra as empresas é motivada por extravio de bagagem, cancelamento e atraso de vôos, atendimento precário, falta de informações adequadas e bagagens violadas. A instauração de processos somou 179 em 2012, enquanto em 2011 foram 119.

“A reestruturação do posto, promovida no ano passado, permitiu ampliar o atendimento aos jurisdicionados, com a designação de um servidor para o local e a readequação da estrutura física”, informa o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), Lídio Modesto da Silva Filho.

O magistrado lembra que a pedido da Corregedoria, a presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, desembargadora Maria Helena Povoas, cedeu um funcionário do gabinete para trabalhar no posto, antes lotado apenas com estagiários. A supervisão do Juizado Especial do Jardim Glória, em Várzea Grande.

Lídio Modesto informa ainda que a Corregedoria já encaminhou um ofício à Infraero solicitando uma sala maior para atender à crescente demanda, que deverá aumentar ainda mais com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, que terá jogos realizados em Cuiabá.

Para ampliar o atendimento e torná-lo à disposição dos jurisdicionados por 24 horas, a Corregedoria prepara a implantação do terminal de auto-atendimento denominado Aeroporto 24 Horas. O órgão aguarda apenas a finalização de questões técnicas junto à Infraero para colocar o totem (terminal) em funcionamento.

O TAA, como também é conhecido, funcionará nos horários em que o Juizado Especial localizado no Aeroporto Marechal Rondon estiver fechado. O posto funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19 horas, e antes e depois desses horários e nos finais de semana, o usuário poderá efetuar reclamação online, via terminal.
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