Olhar Jurídico

Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

Notícias | Geral

montagem de lista

Candidatos à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional destacam representatividade e experiência

10 Out 2025 - 13:38

Da Redação - Arthur Santos da Silva/ Do Local - Pedro Coutinho

Foto: Reprodução

Candidatos à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional destacam representatividade e experiência
A eleição da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) para compor a lista sêxtupla destinada à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional mobiliza candidatos e advogados de todo o estado. Três dos concorrentes falaram sobre suas expectativas e motivações para a disputa.


Leia também 
Oswaldo Cardoso desiste de disputa por vaga de desembargador; OAB-MT realiza hoje votação da lista sêxtupla


Ricardo Almeida ressaltou a importância do Quinto Constitucional para a visão da advocacia no Tribunal. “Nós estamos vivendo um processo histórico, de importância para a Ordem e um processo democrático de eleição dentro da classe e isso para nós é motivo de muita satisfação estar participando de um processo como esse. O Quinto Constitucional, ele leva para o Tribunal a visão da advocacia, a visão daquilo que os profissionais da advocacia passam do lado de cada balcão, assim como também os membros do Ministério Público que integram o Tribunal pela vaga do Ministério Público. Então, isso fortalece o Tribunal, isso dá uma visão de diferentes ângulos no sentido de se fazer Justiça, que é o grande objetivo”.

Angeliza Segura destacou a representatividade feminina e a importância de advogadas do interior. “Eu estou muito feliz de estar aqui hoje, é uma honra para mim representar o interior da advocacia hoje nessa disputa. E eu estou muito confiante, fiz um bom trabalho, acredito que rodei o estado inteiro e confio no meu trabalho e acredito que a gente vai ter êxito sim. Na verdade a gente sempre escuta muito discurso falando da importância da mulher, mas na prática nós não vemos essa importância sendo de fato respeitada. E as mulheres, nós somos maioria na base da advocacia, mas seguimos minoria nos espaços de decisão. Então ter a minha candidatura também como sendo uma mulher e do interior é muito importante, tem muito significado. Eu acredito no poder das mulheres, dessa união entre as mulheres e quanto mais mulheres para buscar os seus espaços que de fato são de direito é importante. Então para mim o significado é muito, muito importante mesmo”.

Dinara Arruda destacou sua experiência, trajetória acadêmica e compromisso com a ética. “Eu estou participando pela segunda vez. Na outra vez, eu fui a segunda mais votada na lista, com a diferença de apenas um voto. E a expectativa é que eu participe desta vez da mesma forma que eu participei da outra vez. Com retidão, com honestidade, que eu entre neste caminho da mesma forma e que saia da mesma forma. Ou seja, mostrando o meu serviço, quase 30 anos de serviços prestados sem nenhuma mancha, nenhuma questão, nunca ninguém falou nada sobre o meu nome. E também com uma questão técnica, né? Eu fiz doutorado e pós-doutorado, entre uma lista e outra eu terminei meu pós-doutorado em Direito Constitucional. Sou professora da UFMT. Então eu tenho a mostrar os meus requisitos técnicos e também a dedicação à classe”.

A lista sêxtupla será definida ainda nesta sexta-feira (10), em sessão pública da OAB-MT, e encaminhada ao TJMT, que a reduzirá a três nomes. O governador do estado homologará o advogado ou advogada eleito(a) para a vaga de desembargador.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet