Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Criminal

OAB/MT acompanhará “Operação Paralisação” nesta quarta-feira

A diretoria da OAB/MT acompanhará nesta quarta-feira (30 de janeiro) a “Operação Paralisação” deflagrada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos. O presidente da Seccional, Maurício Aude, recebeu ofício da Sejudh dando ciência dos trabalhos a serem efetivados nesta data, face à adesão da paralisação nacional dos agentes penitenciários.

Conforme o documento a ordem de operação conjunta visa regular as atividades no Sistema Penitenciário em Mato Grosso com o apoio aos órgãos da Secretaria e unidades prisionais durante o período de paralisação. Um dos objetivos é garantir o mínimo de 30% dos agentes atuando na área considerada de serviço essencial. As unidades penais deverão contar com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil durante as 24 horas que durar o movimento. Também serão parceiros na operação a Polícia Federal, o Gaeco, o Corpo de Bombeiros Militar, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Os diretores das cadeias públicas, conforme a Sejudh, devem fiscalizar o cumprimento de 30% dos servidores trabalhando e caso haja descumprimento deve informar de imediato o superintendente do sistema prisional. As penitenciárias e estabelecimentos maiores devem permanecer com equipes do Bope, Força Tática e Rotam em regime de plantão.

Também é determinação da Secretaria que os diretores dos estabelecimentos penais mantenham atividades como banho de sol, atendimento médico, atendimento de oficiais de justiça, visitas e outros.

Os agentes penitenciários de Mato Grosso aderiram à greve nacional deflagrada nesta quarta-feira depois de ter sido vetado pela Presidência da República o Projeto de Lei 87/2011 que pretendia autorizar a categoria a portar arma de fogo funcional fora do ambiente de trabalho.

Clique aqui para acessar a íntegra do documento acerca da Operação Paralisação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet