Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

pedra cantada

Calheiros supera Taques e se elege presidente do Senado

Foto: Ed Ferreira/Estadão

Renan Calheiros supera Taques por 56 votos a 18 e se elege presidente do Senado

Renan Calheiros supera Taques por 56 votos a 18 e se elege presidente do Senado

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi eleito o novo presidente do Senado. Ele recebeu 56 votos, contra 18 de Pedro Taques (PDT-MT), além de dois votos em branco e dois votos nulos. Renan assumirá a presidência da Casa em 2013 e 2014 em substituição a José Sarney (PMDB-AP).

Com o resultado, o PMDB, que tem a maior bancada da Casa, controla o Senado Federal e pode assumir na próxima segunda-feira (4.2) a presidência da Câmara, que tem como franco favorito o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

“É como perdedor que ocupo esta tribuna hoje”, diz Taques em discurso

A eleição ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (1.2) após uma manhã dedicada a discursos dos dois candidatos e de parlamentares. Os senadores votaram em bloco, divididos por estado.

Momentos antes, ao defender sua candidatura, Pedro Taques (PDT) disse sua derrota era dada como certa diante de Renan Calheiros (PMDB), candidato apoiado pela base de governo.

Taques defendeu uma agenda transparente, com sorteio para distribuição de relatorias, divulgação à sociedade brasileira sobre os vetos presidenciais e democratização de debates na Casa.

Renan prometeu criar a Procuradoria da Mulher, a exemplo de órgão similar que funciona na Câmara doas Deputados.

Em discurso de despedida, José Sarney (PMDB-AP) lembrou o trabalho desenvolvido pelo Senado, em sua gestão, pelas áreas de comunicação, com plena atuação da TV, Rádio e Agência Senado, além das redes sociais.

Mais informações em instantes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet