Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

financiamento

STF atende pleito da OAB para julgar Adin das campanhas

Em entrevista ao jornal Valor Econômico no último final de semana, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), reiterou sua disposição de julgar este ano, “de qualquer maneira”, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4650 que trata do financiamento das campanhas eleitorais. Ele é o relator da ação movida pela OAB.

“OAB pediu e acabo de deferir a preferência. Vou julgar este ano de qualquer maneira, no início do segundo semestre gostaria de ver julgado. Tem que entrar antes do período de propaganda eleitoral, para saber quem pode financiar o quê. Nesse primeiro semestre acho que julgamos a questão da emenda constitucional dos precatórios, também proposta pela OAB”, declarou o ministro.

No último dia 7, o ministro havia manifestado ao presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, sua disposição em dar prioridade à inclusão do tema na pauta para julgamento pelo plenário do Supremo. A OAB busca a declaração de inconstitucionalidade de dispositivos da legislação eleitoral que permitem o financiamento de campanhas eleitorais de candidatos por parte de pessoas jurídicas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet