Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

sem eleições

Janeiro e fevereiro registram recorde de recursos no TRE

Foto: Reprodução

Janeiro e fevereiro registram recorde de recursos no TRE
O ano de 2013 tem sido considerado atípico para o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso que vem se surpreendendo com o crescente número de recursos que aportam na Corte Eleitoral do Estado. Em um ano em que a Justiça Eleitoral não realiza eleições, os dois primeiros meses - quando normalmente os servidores e operadores do Direito usufruem de férias - foram de intensa atividade jurídica com a autuação e distribuição de 429 recursos contra decisões de primeira instância (até o dia 20/02).

O volume de recursos se deve boa parte ao rigor adotado pelos juízes eleitorais que avaliaram as contas de campanhas dos candidatos eleitos no último pleito municipal. Dos recursos distribuídos em 2013 no TRE, aproximadamente 70% tratam especificamente das prestações de contas de campanhas, geralmente reprovadas na primeira instância.

O número de recursos dessa natureza, remetidos em janeiro e fevereiro deste ano ao Tribunal, já supera o volume total julgado pela Corte Eleitoral nas eleições municipais de 2008.

A expectativa do Secretário Judiciário Breno Gasparoto é que esse número ainda aumente mais, já que o prazo para que os juízes eleitorais da primeira instância concluam os julgamentos das prestações de contas encerra-se apenas em 31 de julho.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet