Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

irregulares

TRE pode cancelar quase 40 mil títulos de eleitor em Mato Grosso

Foto: Reprodução/ilustração

TRE pode cancelar quase 40 mil títulos de eleitor em Mato Grosso
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pode cancelar cerca de 40 mil títulos de eleitor em Mato Grosso, de pessoas que não compareceram às urnas e não justificaram a ausência nas últimas três eleições, caso não procurem a Justiça Eleitoral para regularizar sua situação.

Janeiro e fevereiro registram recorde de recursos no TRE

Ao todo são 39.371 eleitores estão nessa condição. O cancelamento dos títulos será efetivado de 10 a 12 de maio de 2013. A atualização do cadastro acontece sempre um ano após as eleições.

Segundo o TRE, o município de Cuiabá registra o maior número de títulos passíveis de ser cancelados, com 7.943. Em segundo lugar está Várzea Grande, com 2.995; em terceiro vem Rondonópolis com 2.464 títulos passíveis de cancelamento e em quarto lugar figura o município de Sinop, com 1.912.

Quem deseja regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral deve procurar um cartório eleitoral entre 25 de fevereiro e 25 de abril, portando documento oficial com foto, título de eleitor (se tiver), comprovante de votação ou de recolhimento de multa (ou a dispensa do recolhimento da multa).

Os eleitores podem consultar no site do Tribunal Regional Eleitoral a sua situação eleitoral. Basta acessar www.tre-mt.jus.br e seguir o caminho “serviços ao eleitor/situação eleitoral”. A consulta poderá ser feita pelo nome ou pelo número do título eleitoral. Quem não possui internet pode procurar as listas disponibilizadas nos cartórios eleitorais.

Vale lembrar que cada turno é considerado uma eleição, assim como os pleitos suplementares. Estão liberados da justificativa os eleitores menores de 18 anos, maiores de 70 e os analfabetos.

O Tribunal Regional Eleitoral informa que a Justiça Eleitoral não envia e-mails aos eleitores ou correspondência impressa para regularização do título.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet