Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Juiz Samuel Franco Dalia Júnior toma posse como diretor da Escola Judiciária do TRE

O juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Samuel Franco Dalia Junior tomou posse, em sessão plenária desta terça-feira (5), do cargo de diretor da Escola Judiciária Eleitoral, desembargador Palmyro Pimenta. Eleito para a direção da Escola para o biênio 2013/2014 Samuel Dalia, que ocupa o cargo de juiz membro titular na categoria jurista, disse que dará continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, desembargador Rui Ramos Ribeiro, que na direção da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) aproximou o TRE da classe estudantil com o Programa Voto Consciente.

O projeto educativo de estímulo à cidadania desenvolvido em 2011, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, buscou despertar nos estudantes de escolas públicas do ensino médio de Cuiabá e Várzea Grande a consciência cívica, o fortalecimento dos princípios éticos e a participação política consciente, livre e democrática.

Em seu discurso de posse o juiz Samuel Dalia prometeu ampliar parcerias já existentes, buscando apoio da Associação dos Magistrados – AMAM, da comissão de Direito Eleitoral da OAB/MT, das Universidades e das Escolas Judiciárias de outros Estados, principalmente da Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Tudo isso porque entendo que da mesma forma que os juízes eleitorais e membros do Ministério Público Eleitoral, também advogados e acadêmicos de Direito, e quem mais se interessar pelo Direito Eleitoral terão as portas da EJE abertas para que venham somar e se aplicar mais ao estudo do Direito Eleitoral”, destacou Samuel, que também afirmou ser favorável à captação de experiências de terceiros e práticas consolidadas de outras Escolas Judiciárias.

Samuel Dalia destacou a importância da EJE para o aperfeiçoamento e a atualização dos magistrados, servidores da Justiça Eleitoral, advogados, acadêmicos de Direito. Visando o fortalecimento da instituição, o novo diretor disse que já iniciará os trabalhos à frente da Escola em encontro com a diretora da Escola Judiciária do TSE, ministra Rosa Weber, onde apresentará alguns pedidos e considerações a respeito da EJE de Mato Grosso. No encontro, que acontecerá no próximo dia 8, a ministra se reunirá com os diretores das Escolas Judiciárias de vários Estados.

O novo diretor prevê ainda em seu plano de trabalho, a realização de cursos de extensão com módulos de até 100 horas/aula com nomes renomados da Justiça Eleitoral do país. Segundo ele, além da capacitação contínua, várias são as metas a cumprir, principalmente as de preparação para as eleições de 2014, e de cursos que fomentem o debate em torno da reforma eleitoral em curso.

O juiz agradeceu a todos os membros do Pleno, magistrados e procuradores, servidores, e principalmente à Secretária da Escola Judiciária e Analista Judiciário do TRE, Janis Eyer Nakahati, a quem teceu grandes considerações, “agradeço à doutora Janis que é a mola mestra desta secretaria, onde está desde a instalação. Sei que o seu apoio não me faltará”, disse.

Samuel disse ainda contar com o apoio dos juízes membros Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto e André Luiz de Andrade Pozeti que fazem parte do Conselho Consultivo da EJE, “vou contar com eles para me auxiliarem e participarem comigo”.

Finalizando seu discurso de posse, o novo diretor disse que não concorreu ao cargo por vaidade, ambição de poder ou projeção pessoal, mas sim para amealhar novas experiências e contribuir com o trabalho da Justiça Eleitoral.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet