Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Civil

Projeto regulamenta criação de faixas exclusivas de ônibus

A Câmara analisa projeto que transforma em faixas exclusivas de ônibus as vias públicas em que circulam mais de 30 veículos do transporte coletivo urbano por hora, no mesmo sentido. De acordo com a proposta (PL 4882/12), do ex-deputado José de Filippi, nessas vias ficará proibido o estacionamento de veículos ou a colocação de barreiras junto às calçadas, em dias úteis, das 6 às 9 horas e das 17 às 20 horas.

O projeto acrescenta dispositivos ao Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9.503/97). Conforme o texto, as vias deverão ser sinalizadas com a placa de regulamentação tipo R-32, com a informação complementar que indique os horários e os dias da proibição, bem como sinalização de solo.

A proposta diz ainda que a proibição de se estacionar veículos nessas vias poderá ser determinada, a critério do poder público municipal, somente no sentido de pico de trânsito na parte da manhã e somente no sentido de pico de trânsito nos períodos da tarde/noite.

Tramitação
A proposta será analisada, de forma conclusiva, pelas comissões de Viação e Transportes, Desenvolvimento Urbano, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet