Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

OAB recebe dirigentes do Coadem e dos Colégios da Argentina e Uruguai

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, recebeu nesta terça-feira (12) a visita dos presidentes do Colégio de Advogados do Uruguai, Bernardino Pablo Real, da Federação Argentina de Colégios de Advogados (FACA), Ricardo de Felipe, e do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem), Carlos Alberto Andreucci. Os dirigentes das delegações estrangeiras parabenizaram Marcus Vinicius pela solenidade de posse, que será realizada na noite de hoje no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e ratificaram o desejo de prosseguirem trabalhando juntos em prol do fortalecimento da advocacia em seus países.

O presidente da FACA ratificou a importância do vínculo entre as entidades e manifestou o desejo de seguir trabalhando conjuntamente para a sustentação do Estado Democrático e do Estado de Direito na região. “Estamos bem agora mas na Argentina tememos alguns ataques ao exercício de nossa profissão e à independência do Poder Judiciário. Contar com o apoio de uma instituição como a OAB, irmanada nessa luta é muito importante para nós”, afirmou Ricardo de Felipe.

Pablo Real expressou na reunião a confiança de que a atual administração da OAB mantenha a linha da independência e do equilíbrio, Já Carlos Andreucci saudou a nova diretoria em nome da advocacia do bloco do Mercosul. Segundo Andreucci, a OAB sempre se destacou pelo debate democrático, pela transparência e pela consolidação da advocacia que, em todo o mundo, é reconhecida como fortalecida. “Nesses 20 anos de Coadem temos conseguido avançar. Temos auxiliado os governos, apesar de suas diferenças e, mesmo diante das dificuldades que o Mercosul enfrenta, continuamos buscando o rumo do maior debate social e da integração do povo”, afirmou.

O presidente da OAB ratificou o interesse em continuar colaborando para fortalecer a advocacia na região do Mercosul e destacou a importância da interação entre as nações irmãs em prol da defesa dos cidadãos. Também participaram da reunião, pela OAB, o diretor-tesoureiro, Antonio Oneildo Ferreira, o presidente da Comissão Nacional de Relações Internacionais, Marcelo Lavocat Galvão, e o advogado Roberto Busato, ex-presidente da OAB. Também acompanhou o encontro no gabinete da Presidência da OAB o integrante da diretoria do Colégio de Advogados do Uruguai, Gustavo Silveira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet