Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Eleitores faltosos tem até 25 de abril para regularizar situação

Mesmo com o risco de terem os títulos cancelados, os quase 40 mil eleitores de Mato Grosso que deixaram de votar nas últimas três eleições e não justificaram a ausência às urnas, ainda não procuraram os cartórios eleitorais para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. O prazo para regularização do documento eleitoral, que evita o cancelamento automático dos direitos políticos do cidadão, se encerra no dia 25 de abril.

Os eleitores que desejam regularizar a situação devem procurar um cartório eleitoral até a data limite, portando documento oficial com foto, título de eleitor (se tiver), comprovante de votação ou de recolhimento de multa (ou a dispensa do recolhimento da multa).

Os eleitores que tiverem dúvida sobre sua atual situação eleitoral podem consultar no site do Tribunal Regional Eleitoral acessando www.tre-mt.jus.br e seguindo o caminho “serviços ao eleitor/situação eleitoral”.

A consulta poderá ser feita pelo nome ou pelo número do título eleitoral. Quem não possui internet pode procurar as listas impressas disponibilizadas nos cartórios eleitorais.

Vale lembrar que cada turno é considerado uma eleição, assim como os pleitos suplementares.

O cancelamento dos títulos será efetivado de 10 a 12 de maio de 2013. A atualização do cadastro acontece sempre um ano após as eleições.

O município de Cuiabá registra o maior número de títulos passíveis de ser cancelados, com 7.943. Em segundo lugar está Várzea Grande, com 2.995; em terceiro vem Rondonópolis com 2.464 títulos passíveis de cancelamento e em quarto lugar figura o município de Sinop, com 1.912.

O Tribunal Regional Eleitoral informa que a Justiça Eleitoral não envia e-mails aos eleitores ou correspondência impressa para a regularização do título.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet