Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Criminal

44.345 casos NO ESTADO

CNJ sugere que MT tenha mais varas para casos da lei Maria da Penha

Foto: Reprodução

CNJ sugere que MT tenha mais varas para casos da lei Maria da Penha
As 66 unidades judiciárias criadas desde 2006 até o primeiro semestre de 2012 para casos referentes à violência contra mulheres estão distribuídas de forma desproporcional, segundo o documento intitulado “A atuação do poder Judiciário na aplicação da lei Maria da Penha”, um estudo inédito sobre a estrutura judicial destinada à efetivação da lei 11.340/ 2006 nas cinco regiões do Brasil.

De acordo com a pesquisa, divulgada nesta terça-feira (19) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as varas e os juizados responsáveis apenas pela análise de casos enquadrados na lei Maria da Penha registraram 677.087 procedimentos (inquéritos, ações penais e medidas protetivas) de 2006 até 2011, sendo 44.345 em Mato Grosso.

Região menos populosa do país, o Centro-Oeste tem 16 varas ou juizados exclusivos para o processamento e julgamento de casos referentes à lei Maria da Penha -- dez unidades judiciárias estão no Distrito Federal, cuja população não chega a 2,7 milhões de pessoas. Os outros estados da região, que somam mais habitantes do que o DF, têm menos unidades exclusivas -- Mato Grosso aparece com apenas quatro, enquanto em Mato Grosso do Sul e Goiás há somente uma (em cada).

No estudo, o CNJ considerou que Mato Grosso está localizado em uma área de transição entre a Amazônia e o centro-sul do país. E sugeriu que Sinop (500 km de Cuiabá) e Cáceres (200 km da capital mato-grossense) passem a contar com uma vara exclusiva (em cada município). 

Tribunal estadual não cumpre metas para processos por homicídio

“Mesmo com indicadores demográficos não expressivos nacionalmente, Sinop apresenta, em âmbito estadual, números significativos. Segundo o censo de 2010, a taxa de urbanização do município é de 82%,além de apresentar a quarta maior densidade demográfica do estado (28,69 habitantes por quilômetro quadrado). A localização pode ser tida como privilegiada, pois o município está na região central do centro-norte do estado. Assim como Sinop, Cáceres é considerado um centro subrregional, embora seja um município de médio porte”, consta do relatório. O estudo propõe a instalação de 54 varas ou juizados especializados em violência contra mulheres em todo o país.

Outros dados

O estado tem duas varas especializadas em Cuiabá, uma em Várzea Grande e uma em Rondonópolis (200 km de Cuiabá). E, até meados do ano passado, tinha, em média, um juiz e nove servidores por vara ou juizado. As médias nacionais foram de 1,6 e 15, respectivamente, conforme o relatório divulgado hoje.

Em relação ao número de ações penais que tramitaram nas varas ou nos juizados de competência exclusiva, o estudo apontou que os estados com maior demanda processual são Rio de Janeiro, Mato Grosso (15.543 processos), Pará, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Mato Grosso também se destacou por causa das medidas protetitvas: 1.224 por 100 mil mulheres.

“No Centro-Oeste, cabe destacar Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esses estados têm as varas mais antigas do Brasil, o que pode explicar o elevado número de procedimentos. No caso dos dois primeiros, é possível dizer, ainda, que houve efetivos esforços na estruturação jurisdicional relativa à violência contra as mulheres, o que possivelmente impactou na elevada demanda judicial”, consta do documento.

Ainda conforme a pesquisa, Mato Grosso registrou o total de 11.086 procedimentos por magistrado, enquanto a média nacional foi de 6.909. Já a carga de trabalho de magistrados atuantes em varas exclusivas no vizinho Mato Grosso do Sul foi mais pesada: 43.639 para cada um. Em relação à produtividade, os mato-grossenses alcançaram o percentual de 42%, considerando a média anual de procedimentos de acordo com o tempo de funcionamento da vara ou juizado e os procedimentos julgados e encerrados. Média nacional: 57%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet