Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO VOLVER

STF solta traficante de MT por demora e falha no julgamento de ação

Foto: Reprodução/ilustração

STF solta traficante de MT  por demora e falha no julgamento de ação
Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) revogaram a prisão do traficante de drogas, Thiago Araújo Moreira, apontado como um dos líderes de organização criminosa especializada em tráfico internacional. O Pleno acatou o pedido de revogação da prisão preventiva após alegação da defesa de demora injustificada para o encerramento da instrução criminal, excesso de prazo da prisão cautelar do acusado (mais de três anos) e a concessão de liberdade provisória para outros dez acusados. 

Advogada envolvida com tráfico começa a ser ouvida hoje
MPF oferece denúncia a 30 pessoas por tráfico de drogas

A ministra Rosa Weber, relatora, foi contra a decisão e destacou que, apesar do tempo transcorrido, não vislumbrava “nesta análise, diante das peculiaridades do caso concreto, o alegado excesso de prazo para encerramento da instrução criminal ou a violação do postulado constitucional da razoável duração do processo”.

Ao proferir seu voto, a ministra-relatora ressaltou que o acusado foi apontado como um dos líderes da organização criminosa, além de supostamente desempenhar papel de fundamental relevância para a compra e distribuição de drogas. Para ela, de acordo com a análise dos autos, fica “evidenciada, portanto, a complexidade objetiva da ação penal”. A ministra destacou ainda que “a jurisprudência desta Corte possui diversos precedentes no sentido de que a complexidade da causa deve ser considerada na análise do excesso de prazo da custódia do acusado”.

Em sua vez, o ministro Dias Toffoli abriu a divergência para conceder o habeas corpus de ofício, por entender caracterizado excesso de prazo. Os ministros Marco Aurélio e Luiz Fux seguiram a divergência. O ministro Marco Aurélio ressaltou que “o Supremo não pode dizer que continua sendo razoável pela complexidade do processo uma prisão provisória que já dura três anos, oito meses e nove dias”. Para ele, o período configura “extravasamento” do razoável, em termos de prazo de prisão provisória e, portanto, “autoriza que se implemente a ordem de ofício”.

Na ocasião, com base na jurisprudência da própria Turma, foi julgada inadequada a impetração do habeas corpus nesse caso, por ser substitutivo de recurso ordinário em HC. Nesta parte, a decisão foi unânime. Quanto à concessão da ordem de ofício, a decisão foi por maioria, ficando vencida a relatora.

Entenda o caso

Em setembro de 2009, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça Criminal da Comarca de Cáceres, ofereceu denúncia contra 30 pessoas acusadas de tráfico de drogas, indiciadas na Operação Volver. O grupo teria que responder pelos crimes de formação de quadrilha e associação ao tráfico. Ato todo, 36 pessoas foram apontadas operação deflagrada pela Polícia Federal no mês de julho do ano corrente.

De acordo com o MPE, os acusados exerciam papéis definidos na quadrilha e contribuíam ativamente para a disseminação do tráfico de drogas, que destinava-se a outros Estados do país, em uma rota que seguia até o Espírito Santo. O vínculo permanente entre os acusados foi comprovado por meio de várias interceptações telefônicas devidamente autorizadas pela Justiça, em 2008, muitas delas reproduzidas, com exclusividade, pelo Olhar Direto.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet