Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

TDP

Defesa de Filadelfo consegue liberação de inquérito junto ao MPE

Foto: Reprodução/ilustração

Defesa de Filadelfo consegue liberação de inquérito junto ao MPE
A defesa do empresário Filadelfo dos Reis Dias, preso pelo Gaeco na noite do último domingo (24), conseguiu a liberação do inquérito junto ao Ministério Público Estadual, por meio da interferência do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB/MT, na tarde desta segunda-feira (26).

Defesa de diretor financeiro preso pelo Gaeco acusa polícia de omissão
Gaeco apreende documentos e computadores em diversas empresas do Grupo Dias
TJ concede habeas corpus a empresário preso pelo Gaeco
Gaeco prende empresário do ramo de mineração e diretor financeiro

Há pelo menos 15 dias os advogados do empresário Huendel Rolim, Murilo Silva Freire e Avelino Tavares tentavam obter informações mais concretas sobre o inquérito e não conseguiam. 

Filadelfo foi apontando por seu ex-sócio, Valdinei Mauro de Sousa, como suspeito de ter arquitetado um atentado do qual Valdinei foi vítima em abril do ano passado.

A defesa do empresário entrou em contato com o presidente da OAB/MT, Maurício Aude, que acionou o Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB/MT. Murilo Freire reclamou que estaria com dificuldades de obter cópia do inquérito, devido à intransigência do promotor.

Segundo a OAB, o membro do TDP, João Ricardo Moreira, entrou em contato com a corregedoria do MP, que notificou o promotor, e o inquérito foi liberado imediatamente. “Importante ressaltar que o plantão das prerrogativas atende por 24 horas, portanto, qualquer advogado que achar que as suas prerrogativas estão sendo violadas devem entrar imediatamente em contato com a Ordem”, esclarece o presidente.

Filadelfo, proprietário da empresa BNM Mineração, e o diretor financeiro da mineradora, Marcelo Takahashi, foram presos no domingo. Além de supostamente encomendar emboscada contra seu ex-sócio, o empresário também é investigado por supostas irregularidades financeiras cometidas pelo grupo empresarial que comanda.

Tentativa de homicídio

O empresário Filadelfo dos Reis Dias é apontando por seu ex-sócio, Valdinei Mauro de Sousa, como suspeito de ter arquitetado um atentado do qual Valdinei foi vítima em abril do ano passado. Souza protocolou queixa-crime em abril de 2012 na polícia apontando que se a suposta tentativa de assalto cometida contra ele em 12/04/2012 foi de fato um atentado, existiria apenas uma pessoa interessada na ação: Filadelfo dos Reis Dias. Na ocasião, Filadelfo declarou-se surpreso ao Olhar Direto a respeito da queixa-crime protocolada pelo ex-sócio.

“Desconheço esse assunto. Isso tem que ser tratado na Justiça. Mas para acusar ele tem que ter provas e eu vou entrar com medida judicial no momento. Não tenho nada contra ele e não entendo. Isso foi uma surpresa para mim”, afirmou.

Valdinei e seu amigo Wanderley Torres, dono da construtora Trimec, estavam visitando a mineradora localizada dentro de uma propriedade recém adquirida por Valdinei na região da Praia Grande, em Várzea Grande, quando foram surpreendidos na saída por quatro assaltantes.

Eles haviam assaltado funcionários da mineradora e tentaram fazer com que Valdinei e Wanderley descessem do veículo blindado em que estavam. Entretanto, eles resolveram não parar a camionete e acabaram alvejados por cerca de 20 disparos. Torres chegou a ser baleado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet