Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

desarticulados

Líder do PCC em Mato Grosso e mais 13 ligados ao tráfico são presos em operação do Gaeco

Líder do PCC em Mato Grosso e mais 13 ligados ao tráfico são presos em operação do Gaeco
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) finalizou na manhã desta quarta-feira (27) e desarticulou quadrilha responsável por comprar e distribuir drogas a vários estados do Brasil e a facções criminosas como Primeiro Comado da Capital (PCC), em Mato Grosso. Durante a ação o líder do PCC em Cuiabá e traficantes de alta periculosidades também foram presos.

Defesa de diretor financeiro de Filadelfo preso pelo Gaeco se “antecipa” e o apresenta à Justiça
Gaeco prende advogada em operação contra Novo Cangaço

O Gaeco conseguiu prender durante a operação, João Batista Vieira dos Santos, considerado um dos cabeças da quadrilha e financiadores do PCC. Foi presa também na região de Ponta Porã-MS a traficante Cintia Raquel Rivas Dias, conhecida pela polícia brasileira por ser a grande responsável pelo abastecimento das quadrilhas que procuram a região de Ponta Porã para comprar e negociar entorpecente. 

Segundo informações do Ministério Público Estadual (MPE), 14 integrantes da quadrilha foram presos. Dentre os estados onde o grupo atuava estão Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.


De acordo com o Gaeco, o grupo estava sendo monitorado desde janeiro de 2013. Neste período, além das prisões,1 tonelada e 112 Kg de maconha foram apreendidos com os integrantes do bando.

Os trabalhos de investigação tiveram início com a apreensão de 366 Kg de maconha na região de Dourados-MS ocorrida no dia (19.01). Sem saber que estavam sendo monitorados pela polícia, integrantes do grupo tentaram sair com a droga da região de Ponta Porã (MS) com destino ao interior de São Paulo mas foram presos no trajeto.

A segunda ação frustrada do bando aconteceu no dia (24.01), quando Cleriel Miranda da Silva foi preso na cidade de Rondonópolis-MT ao transportar no porta-malas e no banco traseiro do carro 253 Kg de maconha, na ocasião, ele declarou à polícia que foi contratado para fazer a viagem de Coxim-MS à Cuiabá-MT, local onde a droga seria entregue.

A terceira investida mal sucedida do bando aconteceu no dia (24.03) quando outros três integrantes da quadrilha foram detidos em uma barreira policial na cidade de Rondonópolis-MT, eles traziam de Ponta Porã-MS para Cuiabá-MT 240 Kg de maconha. Na ocasião, além de um dos líderes e financiadores da quadrilha, João Batista Vieira dos Santos (PCC), também foram presos o batedor e responsável pela escolta, Antônio Aparecido Nascimento Santana e o motorista do veículo que transportava os entorpecentes, Ruan Feitosa Pereira.

No mesmo dia (24.03), outra parte do grupo foi detida quando transportava 253,4Kg de maconha na BR 463 no Município de Ponta Porã-MS, outra vez a droga estava sendo levada para São Paulo onde seria vendida.



Papel de cada um na organização criminosa


Líderes e Financiadores da quadrilha

João Batista Vieira dos Santos (PCC)
Carlos Alberto Pereira
Marcio Marques Tomaz

Traficantes e Apoio Logístico
Juliana Ribeiro de Paulo
Cintia Raquel Rivas Dias
Luanda Tavares Pacheco
Julio Noel Correa

Apoio Financeiro
Julio Cesar Baldoino Pinto

Batedores e Escolta
Leonel Lesmo
Adriano Alves de Souza
Antônio Aparecido Nascimento Santana

Motoristas dos veículos com entorpecentes
Ruan Feitosa Pereira
Cleriel Miranda da Silva

Motorista
David Naves Alves


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet