Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

PEC das domésticas

“É a redenção de quase oito milhões de trabalhadores”, destaca Bezerra

Foto: Reprodução

Domésticos passam a ter todos os direitos trabalhistas

Domésticos passam a ter todos os direitos trabalhistas

A partir desta quarta-feira (3.4) entra em vigor a Lei que garante aos domésticos os mesmos direitos concedidos a todos os trabalhadores urbanos e rurais com carteira assinada no país. A Emenda à Constituição de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) foi promulgada pelo Congresso Nacional nesta terça-feira (2.4) durante cerimônia que contou com a presença de ministros, parlamentares e representantes dos trabalhadores domésticos.

“É a redenção de quase oito milhões de trabalhadores no Brasil, que viviam em regime de quase escravidão. Era a extensão da casa grande, da escravidão. Muitas pessoas que não eram todas como trabalhadores. Eram tidas como coisas. Então acaba com esta relação. Elas passam a 6ter uma relação digna, com todos os direitos e todas as garantias, com condições de trabalhar com dignidade”, afirmou ao Olhar Direto após a solenidade.

Maior vitória da minha vida pública, diz Bezerra sobre PEC das domésticas

De acordo com o parlamentar, quase metade dos trabalhadores não tem um dia de descanso e 46% trabalham sete dias da semana sem parar, em condições análogas à escravidão. Ele acredita que a nova Lei vai mudar a relação trabalhista destes profissionais com os patrões. “Talvez os empregadores que não podem pagar uma empregada pagarão uma diarista”, acrescentou.

Senado deve confirmar hoje aprovação da lei que dá direitos trabalhistas a domésticos

Ele alerta que o Congresso ainda precisa regulamentar 17 itens da nova Lei das Domésticas. “Mas são pontos em que o governo concorda. Nós e o governo vamos fazer isso a toque de caixa”, comenta. 

A Emenda Constitucional (072/2013) revoga o parágrafo único do artigo 7º da Constituição Federal. Garante direitos trabalhistas para babás, faxineiros e cozinheiros, e demais trabalhadores de residências, que já são assegurados aos trabalhadores urbanos e rurais, como jornada semanal de 44 horas, com no máximo oito horas diárias de trabalho, FGTS e pagamento de horas extras em valor pelo menos 50% acima da hora normal.

Para outros direitos, o texto prevê a necessidade de regulamentação, a exemplo do pagamento de seguro-desemprego; da remuneração do trabalho noturno superior à do diurno; e da contratação de seguro contra acidentes de trabalho. No caso do FGTS, embora o texto traga a previsão de regulamentação, Bezerra entende que a aplicação é imediata, porque já há lei que trata do assunto.

"Este projeto é a sacramentação da minha vida pública", reafirmou Carlos Bezerra, ao lembrar que já teve oportunidade de ser governador de Mato Grosso, senador da República, deputado estadual e prefeito de Rondonópolis e agora como deputado federal no segundo mandato considera como “uma vitória de todo o povo brasileiro” a promulgação da emenda.

A Convenção 189 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de junho de 2011, amplia os direitos já consagrados aos demais trabalhadores para os trabalhadores domésticos. Como Estado-membro, o Brasil, portanto, segundo Bezerra, estará fazendo sua obrigação ao ratificar a Convenção da OIT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet