Olhar Jurídico

Quinta-feira, 26 de maio de 2022

Notícias | Eleitoral

eleições 2012

Prazo para registrar candidatos ao pleito deste ano termina nesta 5ª

Os partidos políticos e coligações têm até as 19h desta quinta-feira (5) para apresentar nos cartórios eleitorais os pedidos de registro de seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2012, de acordo com a legislação eleitoral.

Na capital mato-grossense os candidatos ao pleito deste ano estão encarando filas e esperas superiores a uma hora na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para a retirada de certidões necessárias para a quitação eleitoral e o devido registro de candidatura.

De acordo com a coordenadoria da tecnologia da informação do TJMT, na segunda-feira foram emitidas 11.200 certidões negativas cíveis e criminais. Destas, 5.990 foram relativas a processos que tramitam em instância de segundo grau. Contudo, nem todas as certidões foram requeridas por candidatos nas eleições, ponderou a coordenadoria, embora constituam a maioria da demanda desta semana no órgão.

Calendário

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir desta quinta-feira os nomes de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverão constar das pesquisas eleitorais, realizadas com a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.

Também a partir desta quinta os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais permanecerão abertos aos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão, de acordo com a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990), para atender demandas relativas às eleições.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet