Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

TJMT investe na aquisição de espaços virtuais

Para acompanhar a substituição dos processos do meio físico para o meio eletrônico que vem sendo promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso está investindo na aquisição de espaços virtuais, que estão sendo instalados no TJMT e no Fórum de Cuiabá, para guardar todo esse novo conteúdo. Desde o dia 20 de julho a Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT vem promovendo a instalação do storage (armazenamento, em português), um ambiente virtual adquirido pela Instituição que além de proporcionar mais celeridade aos usuários do sistema garantirá a segurança das informações depositadas.

De acordo com o coordenador de TI, Carlos Campelo, assim que a instalação que está em andamento terminar, o que deve ocorrer no dia 12 de agosto, o servidor terá novos recursos disponíveis para realizar o seu trabalho, o que deve resultar na melhor qualidade do serviço prestado ao jurisdicionado. Segundo Campelo, o tempo de leitura e resposta ficará mais rápido e em virtude do melhor gerenciamento dos recursos, o tempo de espera do cliente será sensivelmente menor.

A segurança no armazenamento também estará garantida, já que assim como um arquivo com papéis está sujeito a sofrer danos ou ser destruído, o mesmo pode ocorrer com um ambiente eletrônico. Para evitar que isso ocorra a TI possui um plano de contingência, chamado backup (cópia de segurança), que também precisa de um local para ser armazenado que não seja no mesmo ambiente. “Estamos trabalhando nessa contingência”, destacou o coordenador.

Para isso a TI vem desenvolvendo dois espaços em locais diferentes e distantes um do outro, implantando assim dois ambientes seguros. Além de implantar links de internet e comunicação em duplicidade, a equipe de TI está trabalhando em ativos de rede de alta capacidade também em dobro, em espaços lógicos para armazenamento de dados (storage) e na redundância de energia elétrica.

Prevendo que essa evolução tecnológica só tende a progredir, com a expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe), relacionado à área judicial, e do Controle de Informações Administrativas (CIA), vinculado à área administrativa, em mais varas e comarcas nos próximos meses, Carlos Campelo informou que já deu início ao processo de compra de um novo storage, para ser instalado daqui a dois anos. A previsão é de que até essa data o atual já estará com 70% do limite de sua capacidade ocupada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet