Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Financeiro

OAB/MT parabeniza nomeação da nova desembargadora do trabalho Eliney Veloso

A Diretoria da OAB/MT parabeniza a nova desembargadora do trabalho procuradora Eliney Bezerra Veloso nomeada na semana passada pela Presidência da República na vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Leila Calvo em março de 2012. Eliney Veloso atuava como procuradora da Procuradoria Regional do Trabalho de Mato Grosso e também atuou na advocacia privada por alguns anos. A posse da nova desembargadora está prevista para ocorrer no dia 7 de maio, às 10 horas.

“A nova desembargadora terá uma atuação importante já que teve a experiência de advogar em Mato Grosso antes de ir para a Procuradoria, tendo assim uma ampla visão da aplicação do direito. Ela conseguiu maior número de votos no Colégio de Procuradores demonstrando o reconhecimento pelo trabalho que vinha fazendo e a OAB/MT parabeniza por mais essa conquista”, ressaltou o presidente da Seccional, Maurício Aude.

O ex-presidente da OAB/MT, Ussiel Tavares, ressaltou que a então advogada era atuante junto à instituição tendo sido inclusive candidata a cargo na direção da Caixa de Assistência dos Advogados em 1994 quando ele foi candidato à Presidência da Seccional. “Ela tem o DNA da advocacia, pois seu pai também foi advogado militante. Destacamos ainda o fato da dra Eliney, com essa nomeação, completar sua experiência passando pelo tripé dos órgãos que constituem a Justiça: Advocacia, Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho”, consignou.

A vaga pertence ao chamado quinto constitucional do Ministério Público e a seleção se deu em setembro de 2012, quando seis procuradores do trabalho de todo o país se inscreveram para a vaga. A procuradora Eliney Veloso foi a mais votada pelo Colégio de Procuradores com 243 votos de um total de 574 votos (veja abaixo o resultado votação para a lista sêxtupla).

A lista foi submetida ao Pleno do TRT/MT que escolheu, por unanimidade, os três mais votados para compor a lista tríplice (RA 116 de 25/09/2012). Os nomes foram então encaminhados à Presidência do TST, que por sua vez os remeteu à Presidência da República, a quem cabe escolher os membros dos tribunais federais. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União na edição 72, de 16 de abril de 2013.

O presidente do TRT/MT, desembargador Tarcísio Valente, disse que recebe com satisfação a nomeação da nova componente do Tribunal, esperada a mais de um ano. “Recebo o nova desembargadora com votos de uma profícua atuação no seio da magistratura trabalhista, pois a doutora Eliney tem todas as credenciais técnicas e morais para ocupação do cargo”, pontou.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet