Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Criminal

adiamento

Mensalão: Roberto Gurgel não pedirá afastamento de Tóffoli

Foto: Reprodução

Roberto Gurgel - Procurador-Geral da República

Roberto Gurgel - Procurador-Geral da República

A Procuradoria Geral da República confirmou oficialmente na manhã desta sexta-feira (03) que o procurador-geral Roberto Gurgel não vai pedir o impedimento do ministro Dias Toffoli no julgamento do Mensalão, Ação Penal 470, durante a sessão de hoje no Supremo Tribunal Federal (STF). A medida seria para tentar evitar um possível adiamento do trâmite.

Ao final da sessão dessa quinta-feira (02) Gurgel já teria adiantado seu posicionamento. Na avaliação do procurador-geral a medida poderia provocar adiamento ou inviabilização do julgamento. "Ponderando aspectos técnicos e também aspectos estratégicos, a conclusão da Procuradoria Geral da República foi a de que não convinha ao Ministério Público tomar uma iniciativa que provocaria o adiamento do julgamento ou, até mesmo, a inviabilização do julgamento, pelo menos num prazo razoavelmente curto", declarou.

Mensalão - Veja como foi o 1° dia do julgamento dos 38 réus
Julgamento do Mensalão deve ser focado na condenação dos réus, avalia advogado
'Julgamento do Mensalão pode ser uma caixinha de surpresas'

Para Gurgel, ficou evidenciado na sessão inicial que a defesa esforça-se por protelar o julgamento, "não podendo o Ministério Público contribuir de qualquer forma para que esse objetivo seja alcançado. Ao contrário, deve atuar para que o julgamento se inicie efetivamente e seja concluído no menor tempo possível, com a punição dos acusados."

No primeiro dia de julgamento, a decisão sobre questão levantada pela defesa adiou a sustentação oral do procurador-geral da República, que será realizada hoje. Gurgel terá cinco horas para apresentar seu parecer.

Gurgel terá apenas cinco horas para apresentar a acusação, enquanto que a defesa de cada um dos 38 réus contará com uma hora cada um para apresentar seus argumentos. Ou seja, trata-se da batalha de homem e suas cinco horas contra 38 horas de sustentação oral.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet