Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

Estruturação das subseções é destaque na inauguração da nova sede da OAB/Primavera do Leste

Foto: Reprodução

Subseção OAB/Primavera do Leste

Subseção OAB/Primavera do Leste

O esforço coletivo, o planejamento das gestões da Seccional e o apoio do Conselho Federal geraram como principal resultado a integração da OAB/MT com as subseções do interior do Estado culminando na entrega de novas sedes em cumprimento à meta assumida pela atual Diretoria desde o início da gestão. Esses fatores foram ressaltados pelo presidente da Seccional, Cláudio Stábile Ribeiro, e reafirmados pelo diretor tesoureiro da OAB Nacional, Miguel Ângelo Sampaio Cançado e o presidente da 22ª Subseção de Primavera do Leste, Marcelo Theodoro, na inauguração da nova sede na noite desta quinta-feira (2 de agosto).

Também participaram da solenidade o vice-presidente da OABT/MT, Maurício Aude; o secretário-geral, Daniel Teixeira; a secretária adjunta, Fabiana Curi; o diretor tesoureiro, Cleverson Pintel; os conselheiros federais Francisco Esgaib e José Guilhen; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Leonardo Pio da Silva Campos; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Ussiel Tavares; o conselheiro estadual Luis Carlos Rezende; o presidente da Comissão do Jovem Advogado, Bruno Castro; além de integrantes de comissões, advogados, juízes, autoridades municipais e convidados. Aproximadamente 250 pessoas estavam presentes ao evento.

O presidente da OAB/Primavera fez diversas homenagens à Diretoria da OAB nacional, da Seccional, conselheiros, ex-presidentes da Subseção e autoridades e responsáveis pela obra. Foi inaugurada a galeria de ex-presidentes e realizada a entrega de certidões aos novos advogados e estagiários. “Agradecemos o apoio da gestão na realização deste sonho, ao prefeito da cidade pela cessão de uso do terreno e a todos os ex-presidentes e colegas de gestão pelo trabalho voluntário em prol do nosso fortalecimento institucional. Esta é a Casa do Advogado”, consignou Marcelo Theodoro. Atuam na região alcançada pela subseção mais de 200 advogados.

Miguel Cançado estendeu a todos os cumprimentos da Diretoria da OAB Nacional, em especial do presidente Ophir Cavalcante, e ressaltou a satisfação em participar pela segunda vez de um Colégio de Presidentes em Mato Grosso. “Faz parte da nossa vocação: capilarizar e distribuir recursos para cumprir uma das nossas finalidades previstas no Estatuto da Advocacia”.

O presidente da OAB/MT declarou aberto o VI Colégio de Presidentes de Subseções e reafirmou a importância da inauguração de mais uma sede, depois de Alta Floresta e Lucas do Rio Verde. Ainda este mês será inaugurada a sede da OAB de Tangará da Serra.

Cláudio Stábile lembrou os desagravos públicos realizados em diversas cidades do interior do Estado em defesa de advogados aviltados por autoridades; abordou a realização de novos cursos, inclusive de pós-graduação no interior pela Escola Superior de Advocacia; a atuação junto ao Judiciário e em especial ao CNJ para buscar melhorias na prestação jurisdicional; a melhoria das instalações do TDP e do TED, cuja interiorização também foi iniciada com a instalação de turmas em Sinop e Rondonópolis; e homenageou os presidentes de subseções na pessoa d presidente da OAB/Juína, Oswaldo Lopes de Souza, decano na gestão. “Como afirmou o poeta mineiro – os sonhos não envelhecem – queremos ressaltar o trabalho de cada um dos batalhadores presidentes de subseções pelo empenho e as realizações na defesa das nossas prerrogativas e em prol de uma advocacia forte”.

O vice-presidente da OAB/MT, Maurício Aude, lembrou que essa estruturação se iniciou há alguns anos na gestão do então presidente Ussiel Tavares com a construção da sede da Seccional em Cuiabá. “A dimensão continental do Estado não passou de um pequeno obstáculo que Fo transposto pela união e esforços de presidentes de Subseções, da Seccional e do Conselho Federal nesta e em gestões antecedentes. Estas paredes constituem o abrigo da advocacia e da sociedade de Primavera do Leste, donde gritos hão de ecoar na defesa da boa aplicação das leis, da rápida administração da justiça e do aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”, sublinhou.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Leonardo Pio da Silva Campos, abordou todos os benefícios conquistados em prol dos advogados na atual gestão, destacando o projeto “Inclusão Digital”, que tem equipado todas as Salas com novos computadores, impressoras e scanners, entre outros. A programação do VI Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/MT e Delegados da CAA/MT em Primavera do leste segue nesta sexta-feira e sábado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet