Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

Núcleo de Conciliação forma 18 novos mediadores

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) concluiu, na última sexta-feira (3 de agosto), a etapa teórica do 1º Curso de Mediação ministrado por instrutores do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da instituição. Na oportunidade, formaram-se 18 novos mediadores, que ainda vão passar por estágio probatório de 100 horas de atuação em audiência para finalmente serem diplomados e receberem o título em definitivo. O estágio será supervisionado por outros mediadores formados em curso promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Uma das alunas, a advogada Dynair Alves de Souza, observou que a formação de uma nova turma representa um ganho para toda a sociedade. “Quanto mais cursos são feitos, melhor. Os advogados têm que se conscientizar que não é perda de nicho de mercado”, observa.

Ela ressalta também que a conciliação e a mediação humanizam o tratamento do Judiciário com as pessoas e pontua que mesmo que não haja acordo entre as partes, uma transformação social já começa a acontecer. “Mesmo que a mediação não dê certo, a semente já é plantada para a melhoria do ser humano”, avalia.

O professor Nicolas Massaharu, do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), conta que entrou no curso com preconceito e no final teve um aprendizado de vida. “Nós, como advogados, procuramos a solução do conflito sem a humanização. Temos que mudar essa forma de agir”, avalia.

Ele lembra que a Unirondon vai implantar a disciplina Resolução Alternativa de Conflitos na grade curricular do curso de Direito já no semestre 2013/1 e ressalta que o conhecimento que adquiriu no curso vai ser essencial para que faça uma abordagem correta do tema em sala de aula e para que auxilie da melhor forma os alunos que participam de aulas práticas. “A função social de uma faculdade é promover a aproximação da sociedade com o Judiciário”, pontuou.

O coordenador do Núcleo que trata do tema no TJMT, juiz Hildebrando Costa Marques, salientou que o Judiciário vai instalar uma Câmara de Conciliação e Mediação na Unirondon e que essa parceria com as faculdades é extremamente importante para tornar a prestação jurisdicional mais próxima da população.

O magistrado conta ainda que vai buscar parcerias com outras universidades para tentar formar novas turmas. Segundo o magistrado, além da turma recém formada, existem mais 24 mediadores no estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet