Imprimir

Notícias / Ambiental

Procurador de Justiça de MT apresenta palestra em Congresso ambiental

Da Assessoria

O titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística, procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, proferiu palestra durante o 'II Congreso Nacional de Fiscales Ambientales', na cidade de Chachapoyas, no Estado do Amazonas peruano. O evento, que teve início no dia 12 deste mês e encerra hoje (15.08), reúne cerca de 200 membros do Ministério Público, além de autoridades nacionais e representantes de instituições do Peru, como a Diretoria Geral de Portos, Ministérios do Meio Ambiente e de Energia.

O procurador de Justiça foi convidado pelo governo peruano para representar os membros do Ministério Público da região amazônica brasileira e, durante o evento, fez uma exposição em espanhol dos problemas comuns enfrentados pelo Brasil e Peru nas questões que envolvem o meio ambiente. Por meio de gráficos, o procurador abordou as explorações ilegais de minerais e os problemas socio-ambientais e econômicos pela implantação de projetos de exploração de recursos hídricos.

“Estou impressionado com a similitude de problemas dos promotores de justiça e sua luta com o Poder Executivo, bem como a igualdade de problemas de mineração, hidrelétricas e desmatamentos. É extremamente importante essa presença massiva dos membros do Ministério Público e é uma honra representar os Ministérios Públicos amazônicos", ressaltou o membro do Ministério Público de Mato Grosso.

Além do procurador de Justiça, também representou o Brasil a procuradora de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul Silvia Capelli. Ambos ressaltaram a importância das formas brasileiras de organização dos comitês populares de fiscalização das Bacias Hidrográficas, em face do uso dos recursos naturais hídricos.
Imprimir