Imprimir

Notícias / Administrativo

Tribunal faz pesquisa sobre nível de satisfação de servidores

CNJ

 O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) finalizou, nesta sexta-feira (17), a segunda Pesquisa de Clima Organizacional, que visa produzir indicadores confiáveis sobre o nível de satisfação, comprometimento e motivação dos servidores com a instituição. A pesquisa está diretamente ligada ao Planejamento Estratégico do Tribunal (PETRE 2010-2014), no que se refere à necessidade de desenvolver as condições adequadas para o cumprimento das metas de curto, médio e longos prazos e para o alcance dos resultados institucionais.

Cerca de 360 servidores (14,05% do total) foram sorteados para responder à pesquisa, incluindo os requisitados e sem vínculo efetivo. A primeira edição da Pesquisa de Clima, realizada em 2010, mostrou que a meta de satisfação de 60% - definida no PETRE para aquele ano - foi atingida. Além da satisfação geral, a pesquisa demonstrou que 84% dos servidores estavam satisfeitos com o trabalho e 92% se identificavam com os valores da Justiça Eleitoral. A pesquisa apontou a necessidade de melhorias na dimensão “reconhecimento”.

As questões relativas à ampliação e modernização das instalações físicas, bem como mobiliários e equipamentos dos cartórios do interior, destacaram-se como oportunidade de melhoria apontada por essa pesquisa.

Ações para melhoria do clima - Muitas ações e mudanças estão sendo realizadas a longo prazo. Em 2011, foram realizadas palestras gerenciais com temas relacionados a reconhecimento e liderança de servidores; Curso de Ética (à distância), com o objetivo de melhorar o Clima Organizacional e lançado o Programa QVida! – de Programa de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho -, que está diretamente relacionado à melhoria desse índice de satisfação.

Outras ações realizadas que impactam no Clima: Projeto TRE Convida Minas – destinado aos cartórios eleitorais do interior -, regulamentação do concurso interno de remoção e regulamentação do projeto de instrutoria interna (em andamento).

Ainda em 2011, alguns cartórios eleitorais receberam mobiliário novo. E a adequação e melhoria dos espaços físicos dos cartórios estão sendo providenciadas, como por exemplo, a compra de climatizadores.

A Pesquisa de Clima Organizacional deverá ser aplicada a cada dois anos e é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas, realizada pelo Grupo de Desenvolvimento Organizacional, ligado à Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento.
Imprimir