Imprimir

Notícias / Trabalhista

TST divulga nota de pesar pela morte de Arnaldo Süssekind

SECOM TST

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, divulgou nota de pesar pelo falecimento do jurista Arnaldo Lopes Süssekind, que faleceu na madrugada de hoje (9), no Rio de Janeiro, de insuficiência respiratória seguida de parada cardiorrespiratória.

Nota de Pesar

A Justiça do Trabalho, enlutada, lamenta o falecimento de um de seus mais notáveis filhos, o ministro Arnaldo Süssekind, ocorrido hoje (9) na sua cidade natal, o Rio de Janeiro.

Nascido em 1917, Süssekind revelou, desde a juventude, sua vocação para a área trabalhista: antes mesmo de se graduar em Direito pela então Faculdade de Direito da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, na turma de 1939, iniciou carreira no serviço público justamente no Conselho Nacional do Trabalho, que anos depois se tornaria o Tribunal Superior do Trabalho. Galgou todos os cargos do Ministério Público do Trabalho, foi ministro de Estado do Trabalho e Previdência Social do governo Castello Branco e, em 1965, foi nomeado ministro do TST.

Ao longo dessa trajetória, deixou um glorioso e inestimável legado, do qual o maior exemplo é a Consolidação das Leis do Trabalho, até hoje uma esplêndida obra de engenharia jurídico-trabalhista. Süssekind participou, com apenas 24 anos, da comissão de juristas encarregada, pelo presidente Getúlio Vargas, da elaboração da legislação que simbolizou a transposição da sociedade brasileira predominantemente agrícola e até recentemente escravocrata para uma sociedade em que as relações de trabalho fossem mais dignas e equilibradas.

Em sua profícua vida de 95 anos, Arnaldo Süssekind foi uma das personalidades que mais lutou pela dignificação do trabalho em nosso País e também no mundo, como integrante da Organização Internacional do Trabalho. Sua partida nos enche de tristeza, mas também de orgulho pela grandeza deste grande brasileiro.

João Oreste Dalazen
Presidente do Tribunal Superior do Trabalho
Imprimir