Imprimir

Notícias / Eleitoral

Gilmar Mendes é reconduzido como ministro substituto do TSE

Agência TSE

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reconduziu, na sessão desta quarta-feira (29), o ministro Gilmar Mendes (foto) como ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para um segundo biênio na Corte Eleitoral. O primeiro biênio do ministro Gilmar Mendes como integrante substituto no TSE terminou no dia 17 de agosto deste ano.

Essa será a terceira vez que o ministro Gilmar Mendes integra a Corte Eleitoral, uma vez que assumiu como membro efetivo em 2004 e se tornou presidente do TSE em fevereiro de 2006, cargo que exerceu até maio daquele ano quando o ministro Marco Aurélio o substituiu.

Composição

Pela Constituição Federal, o TSE é composto por, no mínimo, sete magistrados, no caso três provenientes do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e outros dois da classe dos advogados. Os cargos de presidente e vice-presidente do TSE são sempre ocupados por ministros do STF.

Da parte do STF integram a Corte Eleitoral, como ministros efetivos, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, e os ministros Marco Aurélio e Dias Toffoli. E, como ministros substitutos, os ministros Gilmar Mendes, Luiz Fux e Rosa Weber.
Imprimir