Imprimir

Notícias / Internacional

Evento comemora 10 anos da unidade de cooperação internacional do MPF

Secretaria de Comunicação Social/Procuradoria-Geral da República

Ampliando o reconhecimento mundial do Ministério Público Federal (MPF) pela excelência na promoção da justiça, da cidadania e no combate ao crime e à corrupção, a Unidade de Cooperação Internacional completa, em 2015, dez anos de atuação. Como parte das comemorações, a unidade organiza o seminário “10 anos de Cooperação Internacional do MPF”, nos dias 25 e 26 de maio, quando palestrantes discutirão a cooperação entre as nações, avanços na atuação conjunta, casos emblemáticos, repatriação de ativos, dentre outros.

Com a presença do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, da vice-procuradora-geral, Ela Wiecko, do vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, do secretário de Cooperação Internacional, Vladimir Aras, e de membros do Ministério Público Federal, a abertura acontecerá no dia 25, às 15h30, na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. Na ocasião, será lançada a campanha “Corrupção Não” da Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos (Aiamp).

Ainda na segunda-feira, o secretário de Cooperação Internacional apresentará a atuação da SCI, com destaque para os avanços da área e os principais fatos dos últimos dez anos de cooperação. “Desde sua criação, a Secretaria atua em casos emblemáticos que colaboram para a visão de reconhecimento internacional do MPF até 2020”, afirma Aras. Dentre os casos recentes, destacam-se a repatriação de ativos desviados em casos de corrupção como as Operações Anaconda (caso Rocha Mattos) e Lava Jato, e a atuação para extradição do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado na Ação Penal 470.

Painéis – No dia 26, o seminário contará com debates sobre os avanços da cooperação entre Brasil e Portugal, Paraguai, Suíça e Espanha. Para cada um dos parceiros, haverá painel com a presença de representantes dos Ministérios Públicos internacionais. Também serão temas de debate o papel do adido policial e da inteligência na cooperação, os impactos do anteprojeto de Lei da Cooperação Internacional, equipes conjuntas, repatriação de ativos, autoridade central. Participarão membros do MPF, servidores, órgãos nacionais e internacionais, além de estudantes de Direito e de Relações Internacionais.

Serviço
Seminário: 10 anos de Cooperação Internacional do MPF
Data e horário: 25, a partir das 15, e 26 de maio, a partir das 8h30
Local: Auditório JK – Procuradoria-Geral da República
Imprimir