Imprimir

Notícias / Criminal

Eder Moraes tenta liberdade no STJ antes de completar dois meses preso no CCC

Da Redação - Arthur Santos da Silva

 O ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso, Eder Moraes Dias, impetrou habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça buscando por sua liberdade. O procedimento foi distribuído ao ministro Antonio Saldanha Palheiro, da Sexta Turma. O político está preso desde o dia 26 de agosto.

Leia mais: 
PGR defende a manutenção da prisão de Éder Moraes por deixar tornozeleira eletrônica descarregada


O ex-secretário está preso preventivamente no Centro de Custódia da Capital por suposto descumprimento de normas no uso de tornozeleira eletrônica.

Eder foi detido por força de mandado expedido pela Quinta Vara da Justiça Federal em Mato Grosso. O equipamento instalado no político e supostamente violado é referente à operação Ararath.

A referida investigação versa sobre um complexo esquema de lavagem de dinheiro - cuja estimativa de movimentação ultrapassa R$ 500 milhões ao longo de seis anos – para o financiamento de interesses políticos no estado.

A operação também apura a realização de pagamentos ilegais, por parte do Governo de Mato Grosso, para empreiteiras. Além do desvio desses recursos em favor de agentes públicos e empresários, utilizando instituição financeira clandestina.

Durante as investigações, a PF descobriu um esquema de lavagem por meio de empresas de ‘factoring’ e combustíveis comandadas pelo empresário Júnior Mendonça. Uma lista apreendida aponta que pelo menos 70 empresas utilizaram ‘recursos’ oriundos de esquemas fraudulentos de empréstimos.

Em duas ações, Eder Moares já foi condenado, somando uma pena de 81 anos. Além da audiência de justificação, habeas corpus foram oferecidos no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal.
Imprimir