Imprimir

Notícias / Empresarial

Juíza homologa recuperação judicial de empresa com dívida de R$ 38 milhões

Da Redação - Arthur Santos da Silva

A magistrada Giovana Pasqual de Mello, da 4ª vara Civil da Comarca de Sinop, homologou e concedeu recuperação judicial a empresa Contini & Cia LTDA – Açometal, que atua no ramo de produtos de chapas de metal, com um passivo (dívida) de R$ 38 milhões. A decisão foi publicada no Diário de Justiça desta quarta-feira (26).
 
Leia mais:
MP não vê problema em pretensões políticas de Selma e diz que advogado "caminhou ao absurdo" em suspeição


A Contini & Cia requereu recuperação sob o argumento de que desde 1999 os sócios criaram o primeiro palanque de ferro da região de Sinop, com aquisição de matéria prima,para a comercialização dos produtos no norte mato-grossense, alcançando, em apenas 03 anos de existência, a liderança da comercialização de aço no Estado de Mato Grosso.

Porém, com a crise imobiliária dos EUA, em 2008, foi necessário importar parte da matéria prima de aço, principalmente de países asiáticos, já que o preço do mercado interno ficou muito caro e sem competitividade.

Segundo esclarecido no processo, a Contini & Cia LTDA faz a programação de compra de aço de indústrias do exterior, valor esse em dólar, e quando chegam aos portos, deve efetuar o pagamento imediato dos respectivos imposto e demais despesas de armazenagem e transportes até o estoque da empresa.

Contudo, em decorrência da crise no país, e aumento desproporcional da taxa de câmbio, os custos praticamente dobraram, o que desestruturou totalmente as finanças da empresa, além disso, clientes começaram a atrasar os pagamento, somando-se a isso, o recuo dos bancos na liberação de novos recursos para fazer frente ao pagamento do custo operacional.
 
Com a homologação da recuperação judicial, a empresa terá um plano de retomada para manter seu desempenho comercial.
 
Imprimir