Imprimir

Notícias / Trabalhista

Correios pagará R$ 200 mil à família de trabalhador morto após contrair doença do pombo

Da Redação - Vinicius Mendes

A juíza Deizimar Mendonça, 4ª Vara do Trabalho de Cuiabá, determinou que a empresa Correios indenize a esposa e a filha do empregado que morreu em março de 2017 após contrair ‘neurocriptococose’, também conhecida como “doença do pombo”. Além da indenização por danos morais no valor de R$ 200 mil, as duas devem receber uma pensão mensal no valor do último salário pago ao trabalhador.
 
Leia mais:
Servidores dos Correios protestam contra insalubridade após morte de colega por "doença do pombo"
 
O empregado teve morte cerebral após ser internado para tratamento da doença. Ele trabalhava no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas, localizado em Várzea Grande, que sofria, à época, com uma infestação de pombos. Após a morte, a unidade chegou a ser interditada por decisão da Justiça do Trabalho até que o local fosse dedetizado e limpo.
 
Ao julgar o processo, a juíza Deizimar considerou a morte do trabalhador como um acidente do trabalho e responsabilizou a empresa pelo ocorrido. “Acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho e do qual resulte lesão corporal, perturbação funcional ou doença que causa a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”, explicou a magistrada.
 
A filha do trabalhador receberá metade da pensão a ser paga pelos Correios até completar 24 anos de idade, quando os valores serão então acrescidos à parte destinada a sua mãe. O dinheiro será depositado na caderneta de poupança e poderá ser retirado pela menor após ela completar 18 anos de idade.
 
Segundo a magistrada, a pensão será paga a elas até a data em que o trabalhador completaria 75 anos de idade, conforme expectativa de vida prevista pelo IBGE, e visa assegurar a manutenção da subsistência e do padrão de vida que tinham antes da morte do pai/marido.
 
A menor também terá a sua bolsa de estudos, decorrente de convênio firmado entre a empresa e o Serviço Social da Industria (Sesi), preservada. “Ambas as autoras mantém a qualidade de dependentes de trabalhador dos Correios, de modo a possibilitar o acesso aos mesmos benefícios concedidos aos demais dependentes de trabalhadores dos Correios”, explicou Deizimar.

O Olhar Jurídico entrou em contato com a assessoria dos Correios e o órgão afirmou que deve interpor recurso.

Leia a nota na íntegra:

Os Correios foram notificados da decisão judicial e vão interpor recurso. Vale ressaltar que, à época, outros empregados que trabalhavam no mesmo setor passaram por exames médicos, os quais não identificaram contaminação pela doença.
 
Ainda assim, os Correios adotaram várias medidas para afastar e dificultar a entrada e a permanência dos pombos no imóvel, como a instalação de barreiras físicas, espículas, fios tensionados, cortinas e telas em vários pontos do Complexo Operacional de Várzea Grande. Depois dessas providências, não houve nenhum registro de acesso dos pombos à área interna do Centro.

 
Problemas sanitários na unidade
 
Conforme o relatório técnico da Vigilância Sanitária do município de Várzea Grande (Visa/VG) realizado após a morte do trabalhador, o Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas não possuía, à época, condições higiênico-sanitárias para o trabalho, imponto riscos não só aos empregados, mas também a seus familiares.
 
O documentou serviu de prova e embasou a decisão da magistrada que condenou a empresa.
 
Além das fotografias que mostravam fezes de pombos no local, o relatório apontou ainda que o ambiente estava em estado precário de conservação e uso, com sujeira nas paredes, tetos danificados, janela com vidros quebrados e mofo.
 
Foi realizada também uma vistoria pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) que resultou em diversas autuações aos Correios. “Estas revelam franco descaso com a qualidade do ambiente de trabalho e a saúde e segurança de seus trabalhadores”, destacou a magistrada na sentença
Imprimir