Imprimir

Notícias / Criminal

Parecer do MPE diz que Silval Barbosa pode sair da prisão domiciliar

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O promotor de Justiça Mauro Poderoso de Souza formulou parecer favorável ao pedido de progressão de regime do ex-governador Silval Barbosa. Posicionamento será levado em conta para decisão do juiz Geraldo Fidelis, da Vara de Execução Penal de Cuiabá.
 
Leia também 
Juiz determina relatório psicossocial para decidir sobre liberdade de Evandro Stábile


Além do Ministério Público (MPE), advogados garantem que Silval Barbosa deveria ser beneficiado pelo semiaberto desde o mês de março. Os termos da progressão constam de delação premiada.

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a cobrar exame em Mato Grosso sobre a possibilidade. Atualmente, Silval Barbosa cumpre prisão domiciliar.
 
Apesar do parecer favorável pela progressão de regime, Poderoso emitiu posicionamento contra remissão de pena por trabalhos e estudos cumpridos intramuros, ainda no período em que o reeducando estava no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC). O objetivo da defesa é reduzir a pena em 104 dias.
 
Poderoso citou decisão da juíza Ana Cristina Mendes, que atuou como juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso. A magistrada determinou a suspensão das atividades relacionada aos cursos a distância realizados pelos reeducando sem que haja prévio convênio entre o Poder Público e a instituição de ensino.
 
“O Ministério Público, ao tempo que se manifesta favorável ao pedido de progressão de regime diferenciada, pugna pelo indeferimento do pedido de remição de pena”, concluiu o Ministério Público no dia 8 de maio.
Imprimir