Imprimir

Notícias / Criminal

Justiça autoriza progressão de regime e Silval Barbosa deixa prisão domiciliar

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O juiz Geraldo Fidelis, da Vara de Execução Penal de Cuiabá, concedeu nesta quarta-feira (15) progressão de regime ao ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa. O político está autorizado a deixar a prisão domiciliar e cumprir pena em regime semiaberto diferenciado.

Leia também 
Ministro adia julgamentos sobre investigações contra Maggi geridas pelo Supremo


Conforme informações repassadas por Fidelis ao Olhar Jurídico, os termos da progressão de regime constam na delação premiada firmada pelo ex-governador no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Os advogados Valber Melo e Filipe Broeto foram os responsáveis pelo pedido de progressão de regime. Eles salientavam que o reeducando estava apto ao semiaberto desde o mês de março.
 
Silval Barbosa cumprirá dois anos e seis meses no regime semiaberto diferenciado. Ele será monitorado por tornozeleira eletrônica, devendo se recolher das 22h às 6h durante os dias de semana, finais de semana e feriados. Audiência para comunicar a progressão de regime já está marcada para a próxima terça-feira (21).

Membro do Ministério Público (MPE), o promotor de Justiça Mauro Poderoso de Souza havia formulado parecer favorável ao pedido de progressão de regime do ex-governador.

Barbosa deixou o Centro de Custódia de Cuiabá após quase dois anos de prisão preventiva em consequência da Operação Sodoma, em junho de 2017 e desde então cumpria detenção domiciliar.

Ele firmou acordo de delação premiada e se comprometeu a devolver R$ 70 milhões ao erário.
Imprimir