Imprimir

Notícias / Agrário

Justiça pede ajuda de Comitê para retomada de fazenda em nome de Silval ainda ocupada

Da Redação - Arthur Santos da Silva

A Vara Especializada em Direito Agrário de Cuiabá mandou oficiar o Comitê Estadual de Acompanhamento de Conflitos Fundiários para ajudar na reintegração de posse de uma fazenda em nome do ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa. A decisão é de quinta-feira (18).
 
Leia também 
Advogado pede interrogatório de cabo Gerson para comprovar grampos e anular operação


Audiência de conciliação ocorrida em abril havia estabelecido prazo de 60 dias para desocupação voluntária da área. Ocorre que, conforme manifestação, não houve a desocupação.
 
Ao determinar a comunicação ao Comitê, nova audiência de mediação foi negada. Cabe ao órgão Solucionar os impasses criados em conflitos fundiários com mandados judiciais de reintegração de posse de áreas particulares.
 
A fazenda de Silval foi entregue em acordo de delação premiada. Após a homologação da colaboração e veiculação na mídia, ocorreram duas grandes invasões no imóvel, em 24 de dezembro de 2017, por parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
 
Também consta como dono da fazenda Serra Dourada o irmão de Silval, Antônio Barbosa. A área, avaliada em R$ 33,1 milhões, medindo 4,1 mil hectares, deveria ser repassada ao Estado.   
Imprimir