Imprimir

Notícias / Criminal

Tribunal de Justiça anula decisão que condenou Bosaipo a 18 anos de prisão

Da Redação - Arthur Santos da Silva

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) anulou nesta terça-feira (13), por unanimidade, condenação de 18 anos e 4 meses de reclusão do ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas (TCE), Humberto Bosaipo.
 
Leia também 
Justiça admite vídeo de suposta confissão como prova em ação contra Avallone por compra de voto


A atual senadora pelo PSL, Selma Arruda, quando atuava na Sétima Vara Criminal de Cuiabá, condenou o ex-deputado por desvio e lavagem de dinheiro na Assembleia Legislativa. A decisão foi dada no final de 2017. A magistrada determinou regime fechado para cumprimento inicial da pena, mas o político recorreu da sentença em liberdade.
 
De acordo com a ação penal, instaurada pelo Ministério Público Estadual (MPE), o esquema foi deflagrado na Operação Arca de Noé, em 2001, que teve como alvo principal o ex-chefe do crime organizado em Mato Grosso, João Arcanjo Ribeiro.
 
Durante as investigações, foram encontrados diversos cheques oriundos da Assembleia na empresa Confiança Factoring, que pertencia a Arcanjo. O esquema em questão, segundo o MPE, funcionou por meio da empresa Edlamar Medeiros Sodré ME, que recebeu 32 pagamentos suspeitos entre julho de 2000 e novembro de 2002.
 
Bosaipo afirmou em pedido de suspeição que Selma Arruda teria orientado uma servidora do Poder Judiciário a negar os pedidos da defesa do ex-parlamentar. 
Imprimir