Imprimir

Notícias / Civil

União apresenta nova contestação contra garantia em empréstimo de US$ 250 milhões

Da Redação - Arthur Santos da Silva

A União apresentou na segunda-feira (12) contestação contra decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por decidir em tutela de urgência que o Tesouro Nacional não pode se recusar a dar garantia no contrato de operação de crédito externo a ser firmado entre o estado de Mato Grosso e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Leia também
Tribunal de Justiça anula decisão que condenou Bosaipo a 18 anos de prisão


O contrato, no valor de US$ 250 milhões, ainda está em risco em razão de suposta desobediência da redução das despesas com pessoal aos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
 
Na contestação, a União pede pela “total improcedência dos pedidos deduzidos na inicial”. O caso ainda precisa ser julgado em Plenário para referendar a decisão da relatora.

A conclusão do empréstimo estaria ameaçada pela suposta extrapolação dos limites com despesa de pessoal, circunstância que veda a obtenção de garantia da União para reestruturação de dívidas. 
 
De acordo com o Estado de Mato Grosso, o empréstimo, a ser pago em 240 prestações mensais, a depender da garantia contratual por parte da União, vai possibilitar a quitação do contrato de operação de crédito externo firmado com o Bank of America, mais caro e de prazo mais curto, e facilitar o trabalho de programação financeira, permitindo a redução do déficit financeiro e gerando diversos benefícios sociais e econômicos indiretos.
 
Ainda segundo o estado, o contrato permitirá alcançar ajustes fiscais que reduzirão os gastos com pessoal e reequilibrarão as contas públicas em curto e médio prazo, reduzindo gradativamente os passivos financeiros, especialmente os restos a pagar sem que haja lastro.
 
Não há data definida para julgamento em Plenário. Assinam a contestação os advogados da União Gustavo Henrique Catisane Diniz, Leandro Peixoto Medeiros e Murilo Nogueira Vannucci.

 
 
Imprimir