Imprimir

Notícias / Criminal

Justiça barra 21 testemunhas de tenente-coronel denunciado por constranger PMs a praticarem relações sexuais

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O tenente-coronel Joel Outo Matos, denunciado por constranger colegas a praticarem relações sexuais, deve diminuir de 27 para seis o número de testemunhas de defesa que serão ouvidas em audiência marcada para janeiro de 2020. Determinação é do juiz Marcos Faleiros da Silva, da Décima Primeira Vara Criminal de Cuiabá, especializada em Justiça Militar.

Leia também 
MP investiga Louvada após denúncia de despejo irregular de rejeitos na rede fluvial

 
Segundo o juiz, o número de testemunhas deve ser igual ao do Ministério Público, responsável pela acusação. Decisão leva em conta os conceitos de igualdade processual entre as partes e paridade de armas.
 
O MPE, por meio da 11ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá, ofereceu em 2018 denúncia contra o tenente-coronel por crime de concussão. Ele é acusado de exigir vantagem indevida de jovens PMs, pressionando-as para a prática de relações sexuais na época em que estava à frente do 10º Comando Regional de Vila Rica.
 
Na denúncia, foram apresentadas declarações de três vítimas. Os fatos apontados ocorreram no ano de 2016. Além de depoimentos, foram anexadas ao processo mensagens enviadas pelo acusado às vítimas via whatsapp.
 
Em uma delas, por exemplo,  o denunciado diz: “tudo estava desenhado para você ir presa, ser mandada embora, perder sua estabilidade financeira, essa vida que você tem. Eu entrei na sua vida quer você queria quer não. Quero você”.
Imprimir