Imprimir

Notícias / Criminal

Riva volta ao fórum para prestar novo depoimento em ação contra ex-colegas

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O ex-deputado José Riva prestou mais um depoimento nesta quarta-feira (19) como testemunha do juízo em ação penal que julga desvios na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Audiência ocorreu no período matutino. 

Leia também 
MPE investiga se Agemed mantém 'lista artificial' de médicos e hospitais para enganar clientes


São partes no processo em que Riva foi ouvido as pessoas identificadas como José Quirino Pereira, Paulo Sérgio da Costa Moura, Joel Quirino Pereira, Juracy Brito, Geraldo Lauro e Djan da Luz Clivati. Ação examina crimes de associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.
 
Segundo o MPE, a trama criminosa tinha por finalidade a apropriação de recursos públicos, por meio de convênio firmado entre a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e o Banco Real, o qual visava concessão de empréstimos, na modalidade CDC (crédito direto ao consumidor), aos servidores e deputados.

Na denúncia consta que a amortização dos empréstimos junto ao Banco Real não foi realizada por quem figurou como beneficiário. Para a quitação desses valores, os denunciados teriam engendrado nova fraude, de modo que o pagamento ao banco fosse feito com recursos da própria Assembleia Legislativa.

Objetivando a apropriação dos valores públicos estaduais os denunciados simularam a contratação de serviços ou aquisição de bens. Em seguida, simulavam os respectivos pagamentos e com esses valores liquidavam as prestações dos empréstimos.

Riva aguarda homologação de sua colaboração premiada. O desembargador Marcos Machado, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), recebeu o pedido colaboração nos próximos dias.
Imprimir