Imprimir

Notícias / Criminal

Juiz mantém Arcanjo proibido de pernoitar em fazenda durante os fins de semana

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O juiz Geraldo Fidelis, da Vara de Execução Penal de Cuiabá, negou recurso do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro que buscava autorização para pernoitar fora da área de inclusão de sua tornozeleira eletrônica, de sexta-feira a domingo. Arcanjo deseja passar os finais de semana na Fazenda São João, propriedade localizada na zona rural de Várzea Grande.

Leia também 
Ministério Público de Mato Grosso muda base de cálculo para 13º e férias

 
Segundo Fidelis, a autorização para pernoitar implicaria diretamente na necessidade de abertura de diferente “zona de inclusão” no monitoramento eletrônico, o que inviabilizaria a fiscalização do regime de cumprimento de pena.
 
O magistrado revisitou posicionamento em que afirmou: “além do senhor João Arcanjo Ribeiro, existem outras mais de 1.500 (mil e quinhentas) pessoas cumprindo esse regime só na baixada cuiabana, o que lhes daria o mesmo direito de pleitear tal regalia”.
 
“Considerando que, em respeito ao art. 5º da Constituição Federal, “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, (...)”, não há que se falar em retratação acerca da decisão atacada”, afirmou Fidelis ao negar recurso de Agravo em Execução.
 
Arcanjo
 
Atualmente o bicheiro está em regime semiaberto. Ele foi autorizado a sair da cadeia em fevereiro de 2018 sob condição de monitoramento eletrônico. No fim de junho Fidelis manteve negativa sobre pedido de livramento condicional.
 
Segundo processo, o benefício só poderá ser concedido em dezembro de 2021. Condenação a 19 anos de prisão por ser o mandante da morte do empresário Domingos Sávio Brandão de Lima Júnior, dono de um jornal na capital, é o que impede o livramento condicional.
Imprimir