Imprimir

Notícias / Geral

Desembargador contesta tentativa de reeleição do presidente do TJMT

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O desembargador Juvenal Pereira da Silva apresentou no dia 23 de setembro uma impugnação ao registro de candidatura do colega e atual presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Carlos Alberto Alves da Rocha, que busca por reeleição.

Leia também 
Mãe da adolescente acusada de matar amiga deve ser acionada por crime além do indiciado, afirma MP

 
Segundo Juvenal, Carlos Alberto não preenche condições de elegibilidade e sua possível eleição está “eivada de nulidade”. O Supremo Tribunal Federal (STF) já vedou a possibilidade de reeleição e proibiu um desembargador de ocupar cargo de direção por mais de quatro anos.
 
“Outra interpretação que se pretenda atribuir é por mero casuísmo, conveniência e interesse não alcançável pelo cidadão de inteligência mediana”, afirma Juvenal Pereira na representação.
 
Carlos Alberto concorrerá com o próprio Juvenal Pereira, Luiz Ferreira da Silva e Sebastião de Moraes. O desembargador José Zuquim se candidatou ao cargo de corregedor-geral da Justiça. Maria Aparecida Ribeiro foi a única a manifestar desejo de ocupar a vice-presidência.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso aprovou no dia 10 de setembro proposta de emenda regimental que possibilita reeleição ao cargo de presidente da Corte. Decisão foi estabelecida por maioria e beneficiou justamente o atual gestor, Carlos Alberto. Na ocasião da aprovação da emenda, divergiram os desembargadores Juvenal Pereira, Sebastião Moraes, Rui Ramos e João Ferreira.
 
A redação aprovada pela maioria prevê que o presidente, o vice-presidente e o Corregedor-geral da Justiça serão elegíveis para um segundo biênio, desde que não tenham exercido qualquer cargo de direção por quatro anos.
Imprimir