Imprimir

Notícias / Eleitoral

Taques pede que Justiça levante gastos de concorrentes em viagens aéreas

Da Redação - Arthur Santos da Silva

Candidato ao cargo de senador, Pedro Taques (SD) propôs ação cautelar para que concessionárias, aeródromos, aeroportos, empresas de taxi aéreo e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo prestem informações sobre a utilização e gastos com transporte em nome de concorrentes. Os dados devem abranger o período entre janeiro e setembro de 2020.

Leia também
CNJ aponta França com direitos políticos suspensos; defesa afirma que liminar garante participação


O ex-governador enfrenta outros 10 nomes. Segundo Taques, alguns de seus adversários declararam valores milionários de patrimônio, caso do advogado Euclides Ribeiro (R$ 22 milhões) e do empresário Reinaldo Morais (R$ 158 milhões). Além da fortuna, Reinaldo Morais também é dono de um avião.
 
Outros concorrentes, Carlos Fávaro (Senador), José Medeiros (Deputado Federal), Valdir Baranco (Deputado Estadual) e Elizeu Nascimento (Deputado Estadual), todos com mandatos legislativos, poderiam viajar em pré-campanha travestida de “atuação parlamentar”.
 
Ao requerer levantamento de informações, Pedro Taques afirmou que até o dia 26 de setembro os gastos deveriam ser módicos, “sendo vedado a interferência do aporte financeiro para estruturar uma campanha que sequer se iniciou”. A utilização de valores poderia configurar de abuso de poder econômico.
 
“O que se está em jogo aqui não são os interesses pessoais das pessoas físicas dos candidatos em si, mas a legitimidade do processo eleitoral em sentido lato, o que significa dizer que este requerimento guarda íntima relação com o interesse público objetivando em zelar pela democracia”, afirmou o ex-governador.
 
Taques solicitou ainda que a Assembleia Legislativa preste informações com relação às viagens feitas por deputados estaduais candidatos ao cargo de senador. O parlamento federal também deve prestar informações sobre Fávaro e Medeiros.
 
O ex-governador requereu ainda informações detalhadas sobre voos realizados pela aeronave que pertence a Reinaldo Morais.
Imprimir