Imprimir

Notícias / Criminal

Justiça Federal absolve empresário alvo de ação proveniente da Operação Maranello

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O juiz Paulo Sodré, da Sétima Vara Federal Criminal em Mato Grosso, absolveu o empresário Alexandre Zangarini da acusação de associação ao tráfico de drogas. Processo tramitava desde 2009. A família Zangarini era investigada na Operação Maranello, que apreendeu ainda vários carros de luxo.

Leia também 
Ex-comissionado no TCE reconhece crimes, firma acordo e promete colaborar em ação contra deputado e empresários
 

Em razão das investigações realizadas na Operação Maranello, a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso apurou a atuação de suposta organização criminosa especializada em importar cocaína da Bolívia, transportá-la de avião até propriedades rurais localizadas em Barão de Melgaço, para posteriormente distribuí-la nos estados de São Paulo e Pará.
 
A acusação sustentou que Alexandre Zangarini estaria envolvido com a associação para fins de tráfico. Desde o início, a defesa, realizada pelo advogado Valber Melo, apontou que o empresário não tinha qualquer participação nos fatos apurados na Operação Maranello e sequer conhecia a maioria das pessoas denunciadas pelo Ministério Público Federal, não existindo qualquer vínculo associativo entre eles, tendo sido envolvido indevidamente na citada operação apenas por conta de uma compra de um automóvel Ferrari.
 
Na sentença, o juiz federal destacou que diálogo interceptado prova que o réu não integrava o núcleo da organização criminosa, “tanto é verdade que os membros da associação tiveram que se movimentar para cobrá-lo e ameaçá-lo a fim de que devolvesse os valores depositados a mais nas contas indicadas. Não existe vínculo associativo necessário para se reconhecer a existência da associação criminosa”.
 
Foram condenados
 
ADONAI NOVAES DE OLIVEIRA
ALENCAR NOVAES DE OLIVEIRA
JACKSON LUIZ COSTA CONCEIÇÃO
ROBERTO CARLOS PEREIRA
EDILSON AMORIM DO NASCIMENTO
HELDER PEREIRA DINIZ
MARCELO DA SILVA PEREIRA
 
Foram absolvidos

NEURI DA SILVA GUIA
 JOCENIL PAULO DE FRANÇA
MARCELO JOSE HARDMAN MEDINA
ENIVALDO FERNANDES DE SOUZA
RUBENS ANTERO DA COSTA
VITOR ALEXANDRE FRAGA QUEIROZ
AROLDO FERNANDES DA LUZ
ALEXANDRE ZANGARINI
Imprimir