Imprimir

Notícias / Geral

Pré-candidata à presidência da OAB se reúne com procuradores e debate defesa de prerrogativas

Da Redação - Vinicius Mendes

Os avanços na defesa das prerrogativas da advocacia pública em Mato Grosso foram debatidos e avaliados por procuradores das esferas municipal, estadual e federal nesta segunda-feira (18), em Cuiabá, com a pré-candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso.
 
Leia mais:
Pré-candidata à presidência da OAB-MT, Gisela Cardoso é recebida em Campo Verde, Primavera do Leste e Poxoréu
 
Procuradora do Estado, Glaucia Amaral esteve presente no encontro e afirmou que o momento foi fundamental para mostrar o que já foi feito pela atual gestão, comandada por Leonardo Campos — e que tem Gisela Cardoso como vice-presidente.
 
“Aqui foi apresentado o trabalho que vem sendo feito para os advogados e advogadas de forma geral e nós também fomos ouvidos para que possamos construir, de forma conjunta, novas propostas. Já existe um trabalho e compromisso desta atual gestão para com a advocacia pública. Sabemos que existem lutas que vêm sendo travadas em defesa da advocacia púbica em todas as esferas aqui em Mato Grosso e isso também foi destaque no encontro”, afirmou Glaucia, que é também presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-MT.
 
Da atual diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat), o procurador Hugo Fellipe Martins de Lima também destacou a importância do diálogo oportunizado por Gisela Cardoso.
 
“Em primeiro lugar, acho fundamental este espaço de diálogo com a advocacia pública, que inclusive, foi sempre garantido ao longo dos últimos 6 anos. Sempre que chamada, a gestão se mostrou firmeza na defesa dos interesses dos advogados públicos, sejam federais, estaduais ou municipais. A construção dessa proximidade com os advogados públicos contou com a participação da Gisela e a legitimou a postular esta pré-candidatura”.
 
Advogada pública federal, Luciana Cristina Pereira Cardoso aproveitou o encontro para declarar seu apoio à pré-candidatura de Gisela Cardoso.

“Por que escolhi dar meu voto à Gisela Cardoso? Porque Gisela significa a força da mulher advogada e me sinto particularmente honrada de, prestes a completar 25 anos de inscrição nos quadros da OAB-MT, ser novamente representada por uma mulher na presidência. É toda uma geração de advogadas que merece vivenciar esse momento histórico”, pontuou.
 
Presidente da União dos Procuradores do Município de Cuiabá (Uniproc), Débora Megid afirmou ser relevante a aproximação da OAB-MT com a advocacia pública.

“A partir do momento que a OAB-MT se alinha à advocacia pública, ela também fica em uma posição mais exposta e sensível porque nosso cliente tem uma relevância política muito importante. Então, a partir do momento que vocês caminham juntos com a advocacia pública, vocês também ficam nesta posição, já que o enfrentamento das nossas prerrogativas e dos nossos direitos é com um cliente que tem um poder muito grande”.
 
Débora ainda afirmou que é isso que a advocacia pública espera. “Que quem abrace nossas necessidades saiba fazer essa interlocução mantendo uma boa prática, mas se posicionando firmemente quando for necessário”, completou.
 
No encontro, Gisela Cardoso destacou a importância do advogado público e afirmou que a defesa dos honorários continuará a ser pauta e bandeira.

“A OAB-MT está e estará com os advogados públicos. Seja na defesa dos honorários ou outra demanda que existir. Os honorários não se transigem, nós não abrimos mãos e eles devem ser garantidos. Inclusive, a pontualidade do pagamento deles e inclusive evitar que haja o atraso dos honorários sucumbenciais aos advogados. Este é nosso compromisso. As portas estão absolutamente abertas à advocacia pública”.
 
Eleição na OAB-MT
 
A eleição da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) para o triênio 2022/2024 será realizada no dia 26 de novembro de 2021, das 9h às 17h.
 
Poderão votar qualquer advogado ou advogada regularmente inscrito na OAB-MT que se encontre em dia com o pagamento de débitos.
 
Gisela Cardoso
 
Gisela Cardoso é advogada atuante há 20 anos em Mato Grosso. Ela é sócia do escritório Cardoso e Cardoso Advogados e a atual vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) – gestão 2019/2021. Ela também foi secretária-geral da OAB-MT na gestão 2016/2018. É especialista em Direito Empresarial, membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais e foi professora universitária de 2007 a 2018.
 
Gisela Cardoso atua fortemente na Seccional de Mato Grosso há anos para defender as prerrogativas e honorários advocatícios. Além de ter sido secretária e ser a atual vice-presidente, a advogada iniciou seu caminho na Ordem participando ativamente em comissões e, posteriormente, como relatora do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). Gisela conhece todas as 29 subseções mato-grossenses e participou de dezenas de eventos de temáticas diversas da advocacia ao longo de sua jornada na OAB-MT.
Imprimir