Imprimir

Notícias / Civil

Sindimed aciona Executivo Estadual para ser reconhecido como entidade sindical representante da carreira médica

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed) protocolizou ação buscando que o Executivo Estadual o reconheça como a entidade sindical representante da carreira médica, onde quer que estejam lotados e independentemente da carreira a que pertençam. Processo busca que, nos termos da Constituição do Estado de Mato Grosso, seus membros possam ser liberados para exercício de seus mandatos na entidade.

Leia também 
Promotor acusado de perseguir Gilmar Mendes recorre contra suspensão por 45 dias

 
Segundo ação, a nova diretoria da entidade tomou posse em 11 de janeiro de 2021 e o pedido de licença para exercício do Mandato Classista, nos termos do artigo 130 da Constituição do Estado de Mato Grosso, foi indeferido sob o argumento de que o Sindimed não representa os médicos servidores do Estado.
 
O Sindimed argumenta que “há anos o sindicato já teve sua representatividade discutida em Mandado de Segurança em que se discutia o Imposto Sindical. Naquele processo, já transitado em julgado há anos, o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso reconheceu que o Sindimed deveria receber o imposto sindical retido dos médicos do Estado por ser a categoria profissional que representa esses profissionais, independentemente da carreira que integrem”.
 
Assim, o Executivo Estadual estaria descumprindo posicionamento do TJMT. “Não há falar-se em ilegitimidade da entidade para pleitear a concessão da licença, considerando que a entidade possui carta sindical e decisão transitada em julgado reconhecendo sua representatividade”.
 
Ação pede, liminarmente, a concessão de licença para exercício do mandato classista. Processo, proposto no fim de outubro, ainda aguarda julgamento.
Imprimir