Imprimir

Notícias / Civil

Arcanjo vem a Cuiabá depor em processos que têm Bosaipo e deputado Riva como réus

Da Redação - Julia Munhoz

 O ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro desembarcou em Cuiabá nesta segunda-feira (26) para prestar depoimento em aproximadamente 16 processos que tramitam na Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado, no Fórum da capital. De acordo com alguns advogados, os processos estão sendo julgados ao mesmo tempo e estão relacionados a crimes de improbidade administrativa no âmbito da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Apesar da quantidade, alguns processos tiveram as datas remarcadas para fevereiro. As informações iniciais são de que Arcanjo deve prestar depoimento ainda está tarde. Em uma das ações penais também figuram como réus o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva (PSD) e o conselheiro afastado do TCE Humberto Bosaipo.

Arca de Noé

João Arcanjo Ribeiro está preso desde abril de 2003, depois de ter sido apontado como líder do crime organizado em Mato Grosso. A prisão dele foi resultado da operação Arca de Noé deflagrada pela Polícia Federal, em dezembro de 2002.

Conforme as denúncias dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, foram descobertos 31 pagamentos suspeitos efetuados pela ALMT à empresa K.A. Sardinha Publicidade e Eventos, entre setembro de 2001 e dezembro de 2001, totalizando R$ 1.661.761,34. Na época, foi descoberto tratar-se de uma empresa fantasma criada com a finalidade de desviar recursos do Legislativo mato-grossense.
Imprimir