Imprimir

Notícias / Geral

Diretor da Esmagis-MT recebe homenagem nacional

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

O diretor da Escola da Magistratura do Estado de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargador Paulo da Cunha, foi homenageado com o Diploma e a Medalha Ministro Domingos Franciulli Netto pelos relevantes serviços prestados ao aprimoramento do ensino jurídico. A homenagem ocorreu durante o XXVIII encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), realizado no Rio de Janeiro entre os dias 19 e 21 de julho. O diploma foi entregue pelo presidente do Copedem e diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Antonio Rulli Júnior. O encontro ocorre de três a quatro vezes por ano e tem por objetivo realizar um diagnóstico da situação das Escolas da Magistratura de todo o Brasil.

Ao final do evento foi divulgada a Carta do Rio de Janeiro, que resume o compromisso firmado pelos diretores baseado nas prioridades elencadas. Entre elas a necessidade de aderência dos magistrados aos programas de ensino, programas de cursos voltados para o conhecimento humanístico, o reconhecimento das Escolas da Magistratura, associativas ou oficiais, como as únicas instituições para a formação, aperfeiçoamento e educação continuada para magistrados e servidores, e a realização de Gestão por Competência, para melhor qualificar o juiz na promoção ou remoção.

Segundo o assessor da Esmagis-MT, João Luiz Bettini de Albuquerque Lins, que acompanhou o desembargador Paulo da Cunha no encontro, o desembargador aproveitou a ocasião para entregar ao presidente do Copedem uma cópia do vídeo do 1º Seminário sobre Direito de Integração no Mercosul - Os Desafios Jurídicos e Político-Institucionais da Integração Regional, realizado de 24 a 26 de maio em Poconé, e que teve como objetivo discutir um modelo de interação e integração na área do direito entre os países membros do Mercado Comum do Sul.

O diretor da Esmagis-MT entregou ainda uma cópia do relatório do Curso de Formação para Ingresso na Magistratura como parte integrante do Concurso Público para Ingresso na Carreira da Magistratura do Estado de Mato Grosso. O objetivo foi colaborar com as demais escolas que pretendam adotar a mesma iniciativa. O curso de formação, credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), teve início no dia 27 de fevereiro de 2012 e terminou em 30 de junho. Pela cooperação, tanto com a entrega do vídeo quanto do relatório, o desembargador Paulo da Cunha e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal, receberam voto de louvor do Copedem.

Aproveitando a presença naquele Estado, o diretor e o assessor da Esmagis-MT fizeram uma visita às dependências do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), onde puderam conhecer o Centro Cultural do TJRJ e o gabinete do presidente da Instituição, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos. Conheceram ainda as novas instalações da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).
Imprimir