Imprimir

Notícias / Política de Classe

Stábile deverá ser o próximo corregedor-geral da OAB

Da Redação - Laura Petraglia

Seguindo a tendência nacional de que o secretário-geral adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ocupa também o cargo de corredor-geral da OAB, o conselheiro federal e ex-presidente da Ordem em Mato Grosso, Cláudio Stábile, pode se tornar o próximo advogado ocupar o posto, caso o candidato Marcus Vinícius, que disputa a presidência da OAB Nacional com o candidato Alberto de Paula Machado, seja eleito.

Candidato à OAB pretende congelar vagas em cursos

Marcus Vinícius Coêlho é favorito na eleição da OAB

Stábile concorre ao cargo de secretário-geral adjunto na chapa de Marcus Vinícius. Seguindo a orientação do Conselho Federal da Ordem, a OAB/MT implantou na última semana a Corregedoria-Geral cuja função é auxiliar na fiscalização do exercício da advocacia, do processo disciplinar, da execução das penas disciplinares aplicadas em decisões transitadas em julgado, o andamento dos feitos administrativos na Seccional e Subseções.

Assim como na nacional, para comandar a Corregedoria, foi nomeado em Mato Grosso o secretário-geral adjunto da OAB/MT, Ulisses Rabaneda dos Santos, como corregedor-geral. “Já estamos trabalhando, nosso papel vai além de fiscalizar, é de fazer cumprir o Estatuto, o Código de Ética, o Regulamento Geral, os Provimentos do Conselho Federal, o Regimento Interno e as demais normas dos diversos órgãos da Ordem”, disse o corregedor em entrevista ao Olhar Jurídico.

Segundo Rabaneda, também é função da Corregedoria zelar pela coibição do exercício ilegal da advocacia, representando às autoridades competentes e remetendo os expedientes à Procuradoria para as providências cabíveis; efetuar correições nos processos administrativos, zelando pelo cumprimento das normas legais e regimentais; orientar e fiscalizar a tramitação dos processos disciplinares de competência da OAB; entre outros.

“Por isso a orientação é para que o corregedor fosse um membro da diretoria, justamente para facilitar a interlocução e orientação aos advogados”, finalizou.

Eleições OAB Brasil

As eleições da OAB Nacional acontecem na próxima quinta-feira (31). Com o nome “OAB Independente, Advogado Valorizado” a chapa encabeçada por Marcus Vinícius tem fortes possibilidades de vencer a disputa já que das 27 seccionais de todo país, contaria com apoio de 22.
Imprimir