Imprimir

Notícias / Política de Classe

Novo procurador toma posse e diz que quer recuperar a imagem da Câmara

Agência Câmara

Tomou posse, nesta terça-feira, o novo procurador geral da Câmara, deputado Claudio Cajado (DEM-BA). Cajado é advogado e está em seu quinto mandato como deputado federal. Sua carreira política teve início em 1988, quando se elegeu vereador de Dias d'Ávila, pelo antigo PFL.

Em seu discurso de posse, Cajado disse que quer recuperar a imagem de deputados e da instituição. "A Procuradoria Parlamentar não tem a função de órgão de comunicação da Câmara dos Deputados, porém, nós podemos fazer um trabalho em parceria. Esse sim é um objetivo que eu quero perseguir. É repor a verdade dos fatos.”

Na avaliação do parlamentar, não se pode achar que o que é divulgado pela mídia, pela imprensa televisiva, radiofônica ou escrita possa se traduzir numa verdade se não o for de fato: "Daí porque nós iremos aproximar cada vez mais a Procuradoria dessas mídias e também, se for o caso, com o objetivo de reparar, repondo a verdade dos fatos".

Honra ou imagem
Cajado substitui o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), que ocupou o cargo nos últimos dois anos. A criação da Procuradoria foi inspirada na Constituição de 1988 com objetivo de defender a Câmara, seus órgãos e seus integrantes no exercício do mandato ou de suas funções institucionais quando atingidos em sua honra ou imagem.

A Procuradoria Parlamentar tem onze integrantes escolhidos pelo presidente da Casa e um corpo jurídico que, entre outras atribuições, providencia a reparação de possíveis matérias ofensivas veiculadas em órgão de comunicação ou imprensa.
Imprimir