Imprimir

Notícias / Constitucional

Plenário do STF inicia trabalhos do 2º semestre do ano judiciário de 2012

Agência STF

“Faço votos de que todos tenham um semestre profícuo, proveitoso no plano do trabalho, no plano da saúde e, claro, no plano do compromisso com esta nossa instituição, que é, ao mesmo tempo, um tribunal constitucional, como sempre enfatiza o ministro Gilmar Mendes, e a suprema instância judicante do país". Com essas palavras, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, abriu, nesta quarta-feira (1º), a 19ª sessão ordinária da Corte, com a qual o Plenário iniciou seus trabalhos do segundo semestre deste ano judiciário.

“As instituições, como todos sabem, assim no plano das ideias como no plano orgânico, são verdadeiras locomotivas sociais, são princípios estruturantes do viver coletivo, do viver em sociedade”, observou o presidente do STF. “E terminam, ao longo do tempo, por plasmar caracteres. E o nosso Supremo Tribunal Federal faz parte das instituições de vanguarda do país, desses aparelhos e, ao mesmo tempo, princípios estruturantes da própria nacionalidade”, disse.

“Todos temos motivos de sobra, portanto, para retornar ao trabalho com entusiasmo – e a honra – de um trabalho absolutamente necessário à própria identidade, à própria coesão nacional, e trabalho motivador da nossa opção profissional de toda uma vida pela judicatura”.

O ministro Ayres Britto ressaltou, ainda, o fato de os membros da Corte serem “membros de um Poder da República, desse poder que, não por acaso, é o terceiro na ordem do artigo 2º da Constituição republicana, que é o que dá a última palavra diante dos impasses mais graves, dos conflitos que não conseguem sua resolução por modo pacífico, ou autocomposto pelas respectivas partes”.

“Recebam todos, especialmente os senhores ministros, os cumprimentos deste colega que tanto os admira e que recebeu do destino a suprema honra de partilhar com Vossas Excelências a representação humana, profissional, do Supremo Tribunal Federal do nosso país”, concluiu.
Imprimir