Imprimir

Notícias / Criminal

Site da Turminha do MPF traz infográficos sobre mensalão

Secretaria de Comunicação/Procuradoria Geral da República

A página da Turminha do MPF agora tem uma área especial sobre com o objetivo de explicar para o público infantojuvenil a Ação Penal 470, mais conhecida como mensalão. Para facilitar o entendimento do público, foram publicados infográficoa explicativos sobre o esquema denunciado pelo Ministério Público Federal.

O primeiro infográfico “Mensalão: entenda como funciona o esquema” mostra de maneira visual quando começaram os crimes, de onde os recursos foram desviados e como aconteceu a articulação e a movimentação do dinheiro. O documento foi feito com base na denúncia do procurador-geral da República (PGR), Roberto Gurgel.

O segundo é “Quadro de Réus” que explica os crimes que os acusados respondem no Supremo Tribunal Federal. Esse é um julgamento histórico por vários fatores: o número de réus, a extensão do esquema, e a própria relação de envolvidos, por serem pessoas que ocupavam alto cargos do Poder Executivo.

Além dos infográficos, são publicados textos de caráter educativo e com linguagem adaptada ao público infantojuvenil sobre o mensalão. O site é acessado por crianças e adolescentes e é fonte de informação para professores trabalharem os temas relacionados ao MPF em sala de aula. Em maio deste ano, foram mais de 50 mil acessos.
Imprimir