Ato pela humanização das perícias do INSS será amanhã
Haverá apresentação teatral para representar os trabalhadores
Humanização das perícias do INSS. É com este objetivo que o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) realiza nesta quinta-feira (01) um ato em frente ao Instituto Nacional de Seguridade Social, localizada na Avenida Getúlio Vargas, a partir das 10 horas. Haverá presença de entidades relacionadas à saúde previdenciária, centrais sindicais e sindicatos apoiadores.
A motivação da ação é protestar contra a humilhação que trabalhadores sofrem ao serem periciados ao ter suas enfermidades subestimadas. Outra questão é o não reconhecimento de determinadas doenças do trabalho que acometem empregados como as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho (Dort) e doenças mentais.
De acordo com o secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, João Dourado, a humanização das perícias médicas é uma reivindicação antiga que visa resguardar os direitos dos trabalhadores e reverter a lógica meramente predominante no INSS que coloca os trabalhadores adoecidos sob suspeita de fraude.
“Estaremos nesta ação para mais uma vez defender o direito dos trabalhadores, principalmente os trabalhadores que estão acometidos por doenças do trabalho e não tem suas enfermidades reconhecidas durante a perícia médica”, destaca o presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva.
A ação também reforçará o dia internacional de luta pela preservação e combate às Ler/Dorts que foi no dia 28 de fevereiro. Confirmaram presença no evento a CUT-MT, CTB, Força Sindical e sindicatos.